Topo

Foguete europeu é lançado com carga recorde para ISS

Em Kourou

05/06/2013 22h06

Um foguete Ariane 5 decolou às 21h52 GMT (às 18h52 no fuso de Brasília) desta quarta-feira (5) da base de Kourou, na Guiana Francesa, com uma carga recorde para a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), constatou a AFP no local.

Esta versão de maior capacidade do Ariane leva ao espaço o módulo de carga ATV-4 (Automated Transfer Vehicle) Albert Einstein, de 20,2 toneladas, e mais 6,6 toneladas de comida, água, combustível e outros materiais destinados aos seis astronautas a bordo da Estação Espacial.

Atualmente, a ISS orbita a 400 quilômetros de altitude e está habitada de forma ininterrupta desde 2000. Seus atuais ocupantes são os cosmonautas russos Pavel Vinogradov, comandante da ISS, Alexander Missurkine e Fyodor Yurchikhin, os norte-americanos Chris Cassidy e Karen Nyberg e o italiano Luca Parmitano.

A partir de agora, o ATV navegará de maneira autônoma, em órbita de 260 quilômetros, a uma velocidade de 7,6 quilômetros por segundo.

Na Terra, o ATV é acompanhado de forma permanente pelas equipes da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) e pelo Centro Nacional de Estudos Espaciais (CNES), a partir de seu centro de controle em Toulouse, na França. O módulo, construído pela EADS Astrium, é um cilindro de 10 metros de comprimento e 4,5 metros de diâmetro, que abrirá seus paneis solares para navegar de forma autônoma para a ISS.

O encontro com a estação espacial está previsto para acontecer em dez dias, em 15 de junho. Nos últimos 250 metros, o cargueiro será guiado por um sistema espacial automático. Apesar de seu tamanho impressionante, a aeronave deve manobrar e se acoplar automaticamente ao módulo russo Zvezda, em três horas e meia, com uma precisão de 6 centímetros.

Serão enviados 860 quilos de combustível, 565 litros de água potável e 100 quilos de oxigênio, assim como 2,6 toneladas de materiais diversos, encomendas e correspondências dos familiares dos astronautas.