Topo

Jim Morrison vira "rei lagarto" de 40 milhões de anos

Em Paris

04/06/2013 22h59

Uma equipe de paleontólogos anunciou nesta terça-feira (4) que batizou um lagarto gigante de mais de 40 milhões de anos de Barbaturex morrisoni, em homenagem ao vocalista da banda The Doors, Jim Morrison, famoso por seu fascínio pelos répteis e pelo xamanismo.

"Eu sou o rei Lagarto. Eu posso tudo", escrevia Jim Morrison em seu poema The celebration of the Lizard. O cantor morreu em 1971, aos 27 anos, em Paris.

Barbaturex morrisoni, cujo fóssil foi encontrado em Mianmar, é um dos maiores lagartos já conhecidos que viveu sobre a Terra, como descrevem os paleontólogos na revista britânica da Royal Society.

Ele media cerca de 1,80 metro da cabeça até a cauda, pesava até 30 kg e era herbívoro. O fóssil data do Eoceno Médio-Superior, um período em que a Terra era tão quente que não havia gelo nos polos. Barbaturex, que significa "rei barbudo", remete às cristas na parte inferior do maxilar do lagarto, que lembram uma barba.

"Nós acreditamos que o clima quente durante esse período tenha permitido a evolução de lagartos de grande porte, herbívoros, capazes de rivalizar, eficazmente, com os mamíferos", declarou Jason Head, da Universidade do Nebraska-Lincoln, nos Estados Unidos, que conduziu o estudo.