Topo

Primeiro voo sobre o monte Everest completa 80 anos

Em Katmandu

04/04/2013 07h48

O neto do piloto escocês que fez o primeiro voo sobre o monte Everest, no Nepal, comemorou o 80º aniversário da façanha sobrevoando a maior montanha do mundo.

Em 1933, o coronel escocês Douglas Douglas-Hamilton e dois colegas decolaram em dois bimotores do estado indiano de Bihar para coletar informações que ajudassem os alpinistas a enfrentar o monte, de 8.848 metros de altura.

"Foi majestoso, espetacular. Fico feliz de ter feito o voo histórico de meu avô", disse Charles Douglas-Hamilton, 33, após a viagem de mais de uma hora sobre o Everest na quarta-feira (3).

"Foi assombroso ver a montanha e apreciar os riscos assumidos pelos pilotos para fazer com que a ciência e a aviação avancem", completou Douglas-Hamilton.

"O objetivo do [primeiro] voo era cartografar o monte Everest para torná-lo mais acessível e, 20 anos depois, Edmund Hillary e Tenzing Norgay utilizaram estas imagens durante sua histórica escalada", recordou comunicado da Yeti Airlines, companhia privada especializada em sobrevoar o Everest, sobre os primeiros alpinistas a alcançar o topo do mundo em 1953.