Topo

Pirâmide de ministro de Ramsés 2º é encontrada no Egito

No Cairo

21/02/2013 11h21

Uma pirâmide de mais de 3.000 anos de um vizir do faraó Ramsés 2º foi encontrada em Luxor, no sul do Egito, informaram nesta quinta-feira (21) fontes oficiais.

Os restos da pirâmide, que media mais de 15 metros de altura e 12 metros de comprimento, foram encontrados por uma missão conjunta de duas universidades belgas, a Universidade Livre de Bruxelas e a Universidade de Liège, disse o secretário de Estado egípcio para as Antiguidades, Mohamed Ibrahim.

O monumento "pertence a um vizir do Alto e do Baixo Egito chamado Jay, que exerceu o cargo equivalente ao de um primeiro-ministro durante quinze anos no reino do faraó Ramsés 2º", indicou a missão em um comunicado.

"O monumento sofreu grandes destruições nos séculos 7 e 8 de nossa era, quando o túmulo foi transformado em uma capela copta."

"Trata-se de uma descoberta de grande importância, já que o vizir Jay é conhecido pelos estudiosos do Egito através de muitos documentos", continua o comunicado.

Luxor, a antiga Tebas, tem muitos tesouros arqueológicos, como os templos de Karnak e Luxor. Geralmente muito frequentado pelos turistas, o local foi muito afetado pela instabilidade que se seguiu à queda, em fevereiro de 2011, do regime de Hosni Mubarak.