Topo

Astronauta usa 'vida sem gravidade' para compor músicas na ISS

Em Montreal

11/01/2013 10h42

O astronauta canadense Chris Hadfield disse que está compondo músicas todas as noites "após o trabalho" na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). Segundo ele, as composições feitas no violão são "influenciadas pela vida sem gravidade". 

"Depois de cinco meses, talvez tenha bastante para fazer um álbum", revelou o astronauta em entrevista coletiva transmitida pela televisão nesta quinta-feira (10). 

Hadfield convive com três russos e dois norte-americanos no espaço e deve assumir o comando da plataforma orbital em março, mês em que o atual chefe da tripulação, o astronauta Tom Ford, voltará para a Terra. 

Mensagem de solidariedade

Ele disse, ainda na coletiva, que gostaria que todos os habitantes da Terra pudessem vê-la do espaço para se tornarem seres mais pacíficos e solidários.

Seguindo os passos de outros astronautas que tiveram a mesma experiência de "dar a volta ao planeta em 90 minutos" e ver a Terra de uma forma única, Hadfield expressou o desejo de que todos possam viver esta experiência para melhorar a situação no planeta, onde "há tantos conflitos, tantos enfrentamentos, [onde as pessoas] fazem tantas coisas terríveis, contra si mesmas e o planeta".

"É por isso que nos esforçamos tanto em compartilhar o que vemos, [porque] todos navegamos no mesmo barco e o planeta também é uma nave espacial."

Depois de 23 dias no espaço, o canadense também declarou estar contente de ter alcançado cerca de 160 mil seguidores no Twitter. Ele afirmou, desejoso, que isto possa permitir a um público amplo "compreender o interesse daquilo que se vive aqui com a perspectiva de uma experiência humana histórica".