Topo

África do Sul abre primeiro orfanato para rinocerontes

Em Mokopane

08/08/2012 13h46

A África do Sul abriu um orfanato para rinocerontes que pretende salvar os bebês cujas mães foram vítimas dos caçadores ilegais.

Com quatro meses de existência, o primeiro e por ora único morador do "Entabeni Safari Conservancy", localizado perto de Mokopane, ainda não tem nome, mas já demonstra ter muita personalidade.

"Ele tenta tocar no nosso cabelo e nosso rosto com os lábios e entra em todos os lugares proibidos. É exatamente como um bebê de quatro meses", explica a estudante americana Alana Russell, uma das cuidadoras do filhote de 100 quilos.

A iniciativa é uma das várias respostas para a explosão de caça proibida de rinocerontes, cujos cifres são comercializados no mercado negro da medicina tradicional chinesa.

Desde o início do ano, 300 desses mamíferos foram mortos, em comparação com os 448 massacrados em 2011.

Um terço das vítimas da caça ilegal são fêmeas com filhos, que, órfãos, precisam de cuidados especiais, explica Karen Trendler, encarregada do orfanato e conhecida como 'mamãe rinoceronte' por ja ter salvado mais de 200 animais desta espécie.

Curiosamente, o único filhote de rinoceronte por enquanto no centro não é uma vítima dos caçadores, e sim foi rejeitado pela mãe. No orfanato, ele será preparado para conviver com outros de sua espécie, como Mike e Nann, dois rinocerontes adultos que vão chegar para virar pais adotivos e ensinar "os rinocerontezinhos a ser rinocerontes".