O que steve diria...

sobre fake news?

Crédito: Arte/UOL/pikisuperstar - Freepik

Poucas coisas me incomodam tanto quanto uma mentirinha. É por isso mesmo que hoje vamos falar sobre as temidas fake news...

Sempre odiei quando jornalistas noticiavam algo errado. Mas apesar da irritação, aquilo não era fake news. O termo vale quando uma mentira é contada de propósito. É sobre essa falta de decência que estamos falando.

No Brasil, está ocorrendo a CPI das Fake News. Combater mentiras é ótimo! Mas sempre lutei pela segurança do usuário. Sou contra qualquer coisa que arrisque nossa privacidade. Pelo jeito, a CPI parece ser o caso, infelizmente.

Já sofri bastante com fake news. Em 2008, por exemplo, a CNN tinha uma área do site onde qualquer pessoa poderia publicar. Um adolescente escreveu que eu tive um ataque cardíaco e, imediatamente, as ações da Apple caíram 10 pontos na bolsa. Baita prejuízo.

Outra vez, o Wikileaks publicou um exame falso, onde eu testava positivo para HIV. Um tempo depois o próprio site emitiu um pedido de desculpas, bem meia boca, reafirmando que nada daquilo era verdade.

Mesmo depois que eu parti, as mentiras continuaram na Apple. Pesquisas apontaram que fomos a marca mais imitada durante a quarentena. Golpistas fazendo cópias do nosso site para enganar consumidores. Daqui, fiquei possesso.

Fico tranquilo, porque sei que meu sucessor, Tim Cook, está de olho no assunto. Ele disse que está com medo da influência de fake news nas eleições, e que é importante que empresas de tecnologia entrem nessa briga. Escolhi o cara certo.

A coisa não está só no papo. A Apple News é uma prova disso. Nossa plataforma permite que usuários se informem com alguns dos veículos mais sérios. Já disse que não existe democracia sem bom jornalismo. É um jeito de tentar mostrar em quem a gente confia.

Além disso, a Apple está organizando na Europa e nos EUA cursos que ajudam estudantes a terem um pensamento crítico em relação a notícias e a detectar fake news. Ainda é algo muito pequeno, mas é um começo.

Qual o veredito?

Fake news são absolutamente negativas. Mas se tem algo bom nessa história é que minha empresa está tentando combater essas mentiras. Talvez a CPI devesse dar uma estudada na gente, antes de colocar a privacidade do brasileiro em risco...

Aqui a gente faz um exercício de imaginação para saber o que Steve Jobs, sarcástico como só ele, acharia dos lançamentos atuais. Quinzenalmente em Tilt.

Edição: Márcio Padrão

Texto: Felipe Germano

Arte da capa: Carol Malavolta

Publicado em 28 de agosto de 2020

Continue navegando pelo TILT