O que steve diria...

Sobre o playstation 5?

Não precisei de nenhum app pra perceber, daqui de cima, que muitos de vocês estão querendo passar ainda mais tempo na frente de telas. Culpa do novo PlayStation, né? Muito bem! Estão vou dar minhas opiniões sobre o PS5 e cravar se ele é (ou não) uma ideia de... quinta.

A começar pelos gráficos! O PS5 tem gerado imagens estupendas. Algo bem importante nesta indústria. Pouco antes de eu voltar pra minha maçãzinha, em 1996, a Apple lançou o Pippin, um videogame que competia com o PS1. Foi um desastre. Parte da culpa foi justamente dos gráficos, muito inferiores aos da concorrência.

Leia mais

Por outro lado, uma coisa que escancara em qualquer passada de olho é o péssimo design do PS5. Quando comecei a desenvolver a Apple TV, cravei que o hardware tinha que ser "elegante e simples". O PS5 faz o oposto disso. Detestei.

Leia mais

Falando na Apple TV, vejo algo comum entre os dois: a usabilidade. Os menus do novo PS5 são minimalistas, sofisticados, intuitivos. Foi exatamente o que eu busquei quando pensei na plataforma do nosso aparelhinho de TV, queria "a interface mais simples já imaginada".

Leia mais

As páginas de carregamento também estão  muito rápidas. Em alguns casos, cinco vezes mais velozes do que o PS4. Isso é ótimo. Sempre fui conhecido como uma pessoa impaciente. Esperar pra jogar é um ultraje.

Leia mais

Também gostei dos controles. São os mais inteligentes que já vi. Com vibrações que respondem bem e até teclas que ficam mais duras dependendo do que acontece na tela... Me lembrei de quando ajudei a popularizar o mouse, em 1983. O controle (literalmente) nas mãos faz toda a diferença.

Leia mais

A verdade é que fui muito próximo de Akio Morita, fundador da Sony. A gente aprendeu muito um com o outro. As lojas da Apple foram inspiradas nas da Sony. Eu que aconselhei o abandono do CD em portáteis, como o PSP Go. O PS5 pode ser uma nova lição.

Leia mais

Lembro também que fiquei bem animado ao anunciar, em 1999, o desenvolvimento de um emulador de PS1 para Macs. Talvez uma ação do tipo possa existir no futuro, pensando no novo PlayStation e nos modelos atuais da Apple.

Qual é o veredito?

Positivo! O Playstation 5 é feio. Mas esse é um problema que pode ser solucionado em futuras versões. Tirando isso, não há muito o que reclamar. O game tem trazido uma boa experiência para os usuários... e isso é o mais importante. Até porque, infelizmente, eu ainda não consigo jogar o novo Homem-Aranha do meu Mac.

Aqui a gente faz um exercício de imaginação para saber o que Steve Jobs, sarcástico como só ele, acharia dos lançamentos atuais.
Quinzenalmente em Tilt.

Edição: Bruna Souza Cruz

Texto: Felipe Germano

Arte da capa: Carol Malavolta

Publicado em 20 de novembro de 2020

Continue navegando pelo TILT