Astronomia

escritório no espaço

O que é preciso para ser astronauta?

O mistério do universo faz com que muitos sonhem com viagens fora da Terra. Mas o caminho para ser astronauta não é nada simples. E a maioria das atividades da profissão acontece em terra firme, em trabalhos de pesquisa e administração. Viajar para o espaço chega a ser até raro.

A  Nasa (Agência Espacial dos EUA) geralmente abre a sua seleção de dois em dois anos. E existem vários requisitos para a pré-candidatura.

3.) Ter ao menos dois anos de experiência profissional ou mil horas como piloto no comando de aeronaves a jato;

4.) Passar no teste físico, que inclui avaliação de pressão sanguínea e acuidade visual; 

5.) Ter entre 1,57m e 1,90m de altura.

1.) Ser cidadão norte-americano ou ter dupla cidadania (sendo uma delas dos EUA);

2.) Ter título de mestre em uma área dentro de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) de uma instituição credenciada;

A próxima etapa da Nasa envolve treinamentos como:

Mergulho e natação (inclusive utilizando trajes de voo);

 Aulas para pilotar caças T-38;

Caminhadas no interior de aviões para simular a diferença de pressão no espaço.

.

Para virar astronauta da ESA (Agência Espacial Europeia), o processo é parecido, mas é necessário ter cidadania de um dos 22 Estados-membros. A idade máxima para se inscrever é de 50 anos.

.

Após mais de 12 anos, a ESA finalizou em junho de 2021 a primeira etapa para seleção de seis astronautas em tempo integral e até 20 reservistas (22.589 pessoas se inscreveram!).

Os inscritos passarão por testes de  raciocínio e inteligência emocional. Para a ESA, ter inglês fluente é uma exigência. Saber russo é um diferencial.

A CNSA (Agência Espacial da China) vai abrir seleção para escolher 18 taikonautas - como são chamados os astronautas lá - em julho deste ano. O processo seletivo tem etapas e testes parecidos com os anteriores. Os aprovados farão parte de 11 missões previstas para serem realizadas até 2023.

Na China

Os candidatos com experiência na indústria de foguetes espaciais ou na construção de aeronaves têm vantagens no processo.

A Roscosmos (Agência Espacial Russa) também possui uma seleção bem criteriosa para escolha de seus cosmonautas (como são chamados os astronautas russos). Além de exigir cidadania russa, a idade máxima é de 35 anos para participar.

Na Rússia

Outras agências espaciais também possuem seleções bem competitivas. São elas:
Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA)
Agência Espacial Canadense (ASC)

Mais no mundo

São poucos os países no mundo com agências que formam astronautas profissionais e o Brasil não é um deles.
O jeito para tentar fazer parte desse mundo é investir na formação acadêmica, principalmente nas áreas de ciências. Além disso, ficar de olho em oportunidades de carreira na Agência Espacial Brasileira.

E no Brasil?

O atual ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, foi o 1º (e até agora único) brasileiro a ir ao espaço. Ele foi enviado à ISS para realizar experimentos em ambiente de microgravidade.

Reprodução/Folha de S. Paulo

Tem o preparo físico, mental e o currículo para ser astronauta?

E você?

Reportagem: Renata Baptista

Edição: Bruna Souza Cruz

Publicado em 03 de julho de 2021