Melhores celulares de 2019

Tilt elegeu os aparelhos que mais chamaram nossa atenção; veja quem brilhou em cada categoria

Wellington Arruda Colaboração para Tilt Arte/UOL

Em 2019, o mercado de smartphones mostrou que apesar de estar em queda, ainda tem muita novidade para gastar. Ainda não vimos os inovadores celulares dobráveis chegando ao Brasil, mas pelo menos novas apostas como câmeras giratórias, uso de inteligência artificial nas fotos e telas cada vez maiores atraíram nossos olhares.

Ao longo do ano, Tilt testou 23 smartphones lançados no mercado nacional de diversas marcas, modelos e faixas de preço. Além das veteranas Samsung, Apple, LG, Asus e Motorola, vimos ainda modelos chineses da Xiaomi e Huawei disputando a atenção nas lojas.

Separamos aqui os melhores celulares de 2019 por categoria, de acordo com as notas (de 1 a 5) e resultados obtidos em nossos testes, além de análise de vários modelos em comparação ao seus concorrentes lançados posteriormente. O resultado você vê agora.

Câmera traseira

A categoria câmera foi uma das mais celebradas neste ano por conta de seus conjuntos com dois, três ou quatro lentes, que dão mais versatilidade para o usuário fotografar diferentes tipos de imagens. Alguns vêm com sensor ToF (Time of Flight) para realizar medições de distância, e outros apostam em lentes grande angular e modo noturno.

1º - Huawei P30 Pro

Nota neste quesito: 5
Por que se destacou? O P30 Pro usa o zoom disponível para capturar fotos da lua, além de fazer belas fotos com fundo desfocado. O aparelho também de destaca pelo seu modo noturno.

Ler mais

2º - Galaxy Note 10+

Nota neste quesito: 5
Por que se destacou? O maior celular da Samsung é especialista em fotografias. Ele pode fazer fotos fantásticas com os três sensores, além de trazer um modo de desfoque de fundo muito eficiente.

Ler mais

3º - iPhone 11 Pro Max

Nota neste quesito: 5
Por que se destacou? Este é o primeiro iPhone com câmera com lente grande angular. Ele ainda tem processamento rápido para fazer várias fotos antes mesmo do usuário apertar o botão, e depois o programa escolhe o melhor de cada uma para compor a imagem ideal.

Ler mais

Câmera frontal

As câmeras de selfie também evoluíram bem. No caso da Asus, a marca adota uma solução mecânica que gira o módulo de câmera; a Apple deu um bom upgrade no sensor da linha iPhone 11; e o modelo da Samsung tem dois sensores na frente, sendo que um captura detalhes em fotos com fundo desfocado.

1º - Zenfone 6

Nota neste quesito: 5
Por que se destacou? Ele tem um sistema motorizado que gira as câmeras, então as selfies têm a mesma (alta) qualidade das fotos traseiras.

Ler mais

2° - iPhone 11

Nota neste quesito: 5
Por que se destacou? As selfies do iPhone 11 tem ótima qualidade e modo retrato detalhado, e a câmera frontal grava vídeos em câmera lenta ou 4K. Há também um modo que amplia o ângulo de captura.

Ler mais

3° - Galaxy S10+

Nota neste quesito: 5
Por que se destacou? O S10+ tem duas câmeras na frontal: uma delas ajuda a compôr as fotos com fundo desfocado. O resultado é bem bonito e as fotos têm cores bem vibrantes.

Ler mais

Tela

Os smartphones de 2019 quase chegaram nas sete polegadas de tela: para saber como isso é grande, são 17,7 centímetros! Além do tamanho, as fabricantes apostam em tecnologias de ponta para reprodução de cores, nitidez e brilho calibrado. Algumas das melhores experiências com telas estão nestes três aparelhos.

1º - Galaxy Note 10+

Nota neste quesito: 5
Por que se destacou? Nesta nova geração da tecnologia Amoled, a Samsung trouxe uma das maiores telas do ano no Note 10+. A experiência é boa tanto para filmes e vídeos quanto em jogos.

Ler mais

2° - iPhone 11 Pro Max

Nota neste quesito: 5
Por que se destacou? Ele tem a mesma tecnologia de iluminação da geração passada. O uso do OLED resulta em um ótimo equilíbrio de brilho e contraste.

Ler mais

3° - Huawei P30 Pro

Nota neste quesito: 5
Por que se destacou? A tela do P30 Pro traz um pequeno entalhe em formato de gota, que garante que ela ocupe menos espaço na frente. Além disso, traz ótima qualidade e cores fortes.

Ler mais

Desempenho

É difícil estimar quanto tempo um smartphone vai durar sem apresentar problemas de desempenho. Mas, a julgar estes três aparelhos que selecionamos, com jogos e aplicativos pesados, eles não deverão passar por situações do tipo tão cedo.

1º - iPhone 11 Pro Max

Nota neste quesito: 5
Resultado no teste de Tilt: 534.418 pontos no AnTuTu
Por que se destacou? Com ótima integração entre hardware o software, o 11 Pro Max é um dos celulares mais potentes do ano. Seu uso tanto normal quanto profissional é muito estável.

Ler mais

2° - Galaxy Note 10+

Nota neste quesito: 5
Resultado no teste de Tilt: 347.293 no AnTuTu; Geekbench: 10.270 pontos multinúcleos e 4.532 pontos por núcleo
Por que se destacou? O Note 10+ agrada quem gosta de jogos pesados e quem pensa em produtividade. Seu uso é muito fluido, e ele ainda traz a caneta Bluetooth S Pen com comandos por gestos e precisão de toque.

Ler mais

3° - Zenfone 6

Nota neste quesito: 5
Resultado no teste de Tilt: 424.829 pontos no AnTuTu; Geekbench: 10.812 pontos multinúcleos e 3.477 pontos por núcleo
Por que se destacou? Mesmo não sendo o mais caro da lista, o Zenfone 6 tem bom custo-benefício por ter hardware de top de linha. Seu processador vem com muita memória RAM e armazenamento.

Ler mais

Bateria

Smartphones com grandes baterias tiveram destaque neste ano. E a parte melhor é que eles não são limitados a apenas uma faixa de preço. Assim fica mais fácil encontrar um celular intermediário com muita bateria, ou de um top de linha para trabalhar o dia inteiro sem se preocupar com a autonomia.

1º - Moto G7 Power

Nota neste quesito: 5
Resultado no teste de Tilt: 14h23: reprodução de vídeo; e 2h25: carregamento completo
Por que se destacou? Entre os celulares intermediários, o G7 Power é um ótima opção focada em bateria. Sua autonomia pode passar com facilidade do primeiro dia em uso moderado.

Ler mais

2° - Galaxy Note 10+

Nota neste quesito: 5
Resultado no teste de Tilt: 14h19: reprodução de vídeo; e 1h04: carregamento completo
Por que se destacou? O Note 10+ oferece ótimo desempenho e autonomia de bateria suficiente para passar do primeiro dia em uso. Seu tempo de recarga também é curto, de uma hora.

Ler mais

3° - Galaxy M30

Nota neste quesito: 5
Resultado no teste de Tilt: 13h01: reprodução de vídeo; e 2h20: carregamento completo
Por que se destacou? Em uso moderado, o M30 é capaz de passar um dia em uso e ainda sobrar metade de uma carga.

Ler mais

Melhores inovações

Entre os smartphones mais inovadores de 2019, temos dois com módulos de câmera que giram. Assim, as mesmas câmeras podem ser usadas também nas selfies. Outra boa novidade foi o celular com tela secundária da LG, que pode se transformar em um joystick para jogos ou numa segunda tela de trabalho.

1º - Zenfone 6

Por que se destacou? Deixando o entalhe da tela de lado, um componente mecânico foi levado ao Zenfone 6 para criar a câmera que pode ser usada tanto na traseira quanto na frontal.

Ler mais

2° - Galaxy A80

Por que se destacou? O A80 também adota um novo sistema para as câmeras. Os mesmos sensores são usados nos dois lados, mas aqui, o próprio celular desliza para girar o mecanismo.

Ler mais

3° - LG G8X ThinQ

Por que se destacou? Além da tela principal, o G8X ThinQ pode ser acoplado a uma segunda tela que permite fazer múltiplas coisas ao mesmo tempo. Em jogos, uma delas pode virar o controle.

Ler mais

Custo-benefício

Apesar dos altos preços, tivemos bons aparelhos que justificam seu valor. O One Vision, intermediário premium da Motorola, é um bom exemplo disso. Na outra ponta, temos dois aparelhos com hardware top de linha: o da Asus, com desempenho potente e câmeras inovadoras, e o da Samsung, com a versão "light", mas cheia de recursos, do Galaxy S10.

1º - Motorola One Vision

Nota neste quesito: 4
Por que se destacou? O One Vision é um dos melhores intermediários avançados do ano. Ele tem tela grande, desempenho confiável e câmeras estáveis. Também traz inteligência artificial para fotografias.

Ler mais

2° - Zenfone 6

Nota neste quesito: 5
Por que se destacou? Quem busca celular com desempenho de top de linha, mas sem gastar R$ 4 mil, pode apostar no Zenfone 6. Ele é inovador, tem hardware forte e boas câmeras.

Ler mais

3° - Galaxy S10e

Nota neste quesito: 4
Por que se destacou? Ele é o menor da linha Galaxy S10, mas é tão potente quanto. O S10e tem tela muito boa, desempenho forte e câmeras equilibradas. E ainda traz certificação contra água.

Ler mais

Tilt testou em 2019

  • Galaxy S10+ (nota 4,5)

    Tem baita câmera, recursos úteis, potência e design encantador

    Imagem: Divulgação
    Leia mais
  • Huawei P30 Pro (nota 4,5)

    Traz câmera potente para bater de frente com tops de linha no Brasil

    Imagem: Divulgação
    Leia mais
  • Galaxy Note 10+ (nota 4,5)

    Um celular quase perfeito, mas cada vez menos "necessário"

    Imagem: Divulgação
    Leia mais
  • iPhone 11 Pro Max (nota 4,5)

    Câmera tripla é boa, mas ele convence mesmo é na bateria

    Imagem: Divulgação
    Leia mais
  • iPhone 11 Pro (nota 4,4)

    Bateria dura mais de um dia e tem tamanho perfeito

    Imagem: Divulgação
    Leia mais
  • iPhone 11 (nota 4,3)

    "Baratinho" da Apple traz novas câmeras e excelente modo noturno

    Imagem: Divulgação
    Leia mais
  • Zenfone 6 (nota 4,2)

    Com custo-benefício na veia, traz recursos de ponta a preço acessível

    Imagem: Divulgação
    Leia mais
  • Galaxy S10e (nota 4)

    Versão mais barata do Galaxy S10 é compacto, bonito e quase tão poderoso quanto o "irmão"

    Imagem: Reprodução
    Leia mais
  • Galaxy A80 (nota 4)

    Com câmera que gira, alcança inovação e torna real o sonho de telona

    Imagem: Divulgação
    Leia mais
  • Galaxy A70 (nota 4)

    Entrega recursos de celular top com preço mais em conta

    Imagem: Reprodução
    Leia mais
  • Galaxy A50 (nota 3,9)

    Tem câmera e bateria boas, mas defeitos antigos da linha Galaxy J

    Imagem: Divulgação
    Leia mais
  • Motorola One Vision (nota 3,9)

    Celular tem ponto fonte na elegância e na câmera "antiescuro"

    Imagem: Divulgação
    Leia mais
  • Motorola One Action (nota 3,9)

    Inovador, filmar ação na vertical é maior trunfo do celular

    Imagem: Arte/UOL
    Leia mais
  • Motorola One Zoom (nota 3,9)

    Foco está nas câmeras, mas bateria é que merecia o primeiro lugar

    Imagem: Divulgação
    Leia mais
  • Xiaomi Redmi Note 7 (nota 3,9)

    Celular chinês traz ótimas funcionalidades e preço competitivo

    Imagem: Divulgação
    Leia mais
  • Moto G7 Plus (nota 3,8)

    "Baratinho", ainda vem com design moderno, bom desempenho e muita bateria

    Imagem: Amazon
    Leia mais
  • Galaxy A9 2018 (nota 3,6)

    Celular chega com quatro câmeras e preço além da conta

    Imagem: Divulgação
    Leia mais
  • Galaxy A7 2018 (nota 3,6)

    A câmera tripla do modelo intermediário realmente vale a pena

    Imagem: Amazon
    Leia mais
  • Zenfone Max Pro M2 (nota 3,6)

    Traz superbateria, mas não espere muito além disso

    Imagem: Divulgação
    Leia mais
  • Galaxy M30 (nota 3,6)

    É feito para quem quer celular com bateria de sobra

    Imagem: Divulgação
    Leia mais
  • Moto G7 Power (nota 3,5)

    Tem bateria que não vai deixar você na mão e vai muito além disso

    Imagem: Divulgação
    Leia mais
  • LG K12 Max (nota 3,5)

    Quer telona e câmera inteligente? Ele tem tudo isso por bom preço

    Imagem: Divulgação
    Leia mais
  • LG K12+ (nota 3,4)

    É quase básico, mas ganha pontos pela câmera inteligente

    Imagem: Divulgação
    Leia mais
Topo