Para evitar multa da UE, Microsoft propõe reduzir preço do Office sem o Teams
A Microsoft fez oferta para tornar o Office sem o Teams mais barato do que quando vendido com o aplicativo de comunicação, disseram órgãos de defesa da concorrência da União Europeia nesta sexta-feira, o que poderá poupar a empresa de uma grande multa e aliviar tensões com os Estados Unidos.
A Comissão Europeia disse que buscará comentários de rivais e clientes antes de decidir se aceitará a oferta.
Se aceitar, o órgão executivo da UE encerrará um caso de longa duração desencadeado por uma reclamação de 2020 da Slack, controlada pela Salesforce, que poderia ter resultado em uma enorme multa antitruste para a gigante da tecnologia dos EUA. A alemã alfaview também reclamou.
A vice-presidente da Microsoft para assuntos governamentais europeus, Nanna-Louise Linde, disse em comunicado que a proposta é uma resolução clara e completa para as preocupações levantadas pelos rivais e dará aos europeus mais opções.
A oferta permite que os europeus comprem o Office 365 e o Microsoft 365 sem o Teams por preço menor do que os pacotes de aplicativos que incluem o Teams, disse o órgão de fiscalização da concorrência da UE.
A Microsoft disse que a diferença máxima de preço entre as duas suítes será de 8 euros (R$ 50,40).
A proposta também permite que rivais interoperem com determinados produtos e serviços da Microsoft para funcionalidades específicas, incorporando aplicativos online do Office, como Word, Excel e PowerPoint, em seus próprios produtos e integrem seus produtos aos principais aplicativos de produtividade corporativa da Microsoft.
Os clientes na Europa poderão extrair seus dados de mensagens do Teams para uso em soluções concorrentes. A oferta de preços é válida por sete anos e a interoperabilidade por 10 anos.
A Microsoft, que acumulou 2,2 bilhões de euros em multas antitruste da UE nos últimos anos, disse que alinhará as opções e os preços dos pacotes de aplicativos e do Teams globalmente se o órgão regulador da UE aceitar a oferta.
"Esperamos que, após o teste de mercado, a Comissão Europeia conclua que os compromissos propostos resolvem suas preocupações e, nos próximos meses, adote uma decisão final encerrando a investigação", disse Linde, da Microsoft.
As partes interessadas têm um mês para fazer comentários sobre a proposta. A Salesforce disse que examinará a oferta.