Influenciadores do TikTok nos EUA alertam seguidores para acessarem Instagram e YouTube

Por Seher Dareen

(Reuters) - Os criadores de conteúdo do TikTok nos Estados Unidos estão pedindo aos seguidores para se inscreverem em seus canais em plataformas rivais, como o Instagram e YouTube, depois que um tribunal federal de apelações do país decidiu que o aplicativo chinês de mídia social pode ser banido se não for vendido a uma empresa sediada nos EUA até 19 de janeiro.

O TikTok se tornou uma importante força digital dos EUA ao atingir 170 milhões de usuários, especialmente os mais jovens. O app atraiu anunciantes de alguns dos maiores grupos dos EUA e adicionou a plataforma de comércio TikTok Shop, que se tornou um mercado para pequenas empresas.

O Congresso dos EUA citando riscos de que controladores chineses do TikTok estejam coletando informações sobre usuários norte-americanos, aprovou uma lei que exige que a controladora ByteDance venda a operação norte-americana do aplicativo sob pena dele ser proibido no país. Na sexta-feira, um tribunal federal de apelações confirmou a lei.

As ameaças de políticos e outros grupos ao TikTok vêm se acumulando há anos, levando alguns usuários a ignorar as ameaças recentes. Isso parece ter mudado na sexta-feira, com a perspectiva de uma proibição do app em apenas seis semanas. Ainda é possível recorrer à Suprema Corte dos EUA.

"Pela primeira vez, estou percebendo que muito daquilo pelo qual trabalhei pode desaparecer", disse à Reuters Chris Mowrey, um influenciador democrata de mídia social com 470 mil seguidores no TikTok. "Acho que não se falou o suficiente sobre como isso será prejudicial do ponto de vista econômico para pequenas empresas e criadores."

No aplicativo, os espectadores e influenciadores expressam preocupações e confusão, muitos dizendo que duvidam que a plataforma sobreviverá e que estavam preparados para o pior.

Chris Burkett, criador de conteúdo no TikTok, com 1,3 milhão de pessoas acompanhando seus vídeos sobre estilo de vida masculino, disse que acha que a plataforma não vai durar. "Não acho que haja longevidade nesse aplicativo nos Estados Unidos", disse ele em uma publicação de vídeo, pedindo ao seu público que o siga em outras redes sociais, como Instagram, YouTube, X e Threads.

"Dedicamos muitos anos e muito tempo para construir nossa comunidade aqui", disse o criador de conteúdo de viagens gastronômicas SnipingForDom, que tem 898 mil seguidores no aplicativo. Embora ele não acredite que o fim do TikTok nos EUA esteja próximo, ele tem dito aos seguidores para acompanhar sua conta no Instagram.

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Outros também aguardam mais informações. Sarah Jannetti, vendedora na TikTok Shop, disse que seus clientes não estão preocupados com uma possível proibição do aplicativo e não mudarão seus negócios "até que vejam algo mais concreto".

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