Samsung troca chefes de chips após presidente confrontar crise

Por Hyunjoo Jin e Heekyong Yang

SEUL (Reuters) - A Samsung procurou injetar ímpeto em suas unidades de chips de memória e fundição nomeando novos líderes nesta quarta-feira, enquanto se esforça para alcançar as rivais SK Hynix e TSMC no crescente mercado de microprocessadores de inteligência artificial.

A maior fabricante de chips de memória do mundo demonstrou confiança no chefe de semicondutores Jun Young-hyun, nomeando-o co-presidente executivo e concedendo-lhe o controle direto da divisão de processadores de memória.

A Samsung também nomeou Han Jin-man, chefe de chips dos EUA, como presidente e diretor da área de fundição de microprocessadores sob demanda.

No entanto, a Samsung manteve Chung Hyun-ho, segundo no comando do presidente Jay Y. Lee, como chefe da força-tarefa de apoio aos negócios e nomeou um ex-diretor financeiro como vice de Chung. Isso decepcionou alguns analistas que defendiam mudanças entre os maiores tomadores de decisão, cujos erros, segundo eles, fizeram com que a Samsung demorasse a investir em IA.

O preço das ações da Samsung fechou em queda de 3,4% nesta quarta-feira, uma vez que a remodelação fez pouco para acalmar a preocupação de investidores sobre como a gigante sul-coreana da tecnologia navegará pelos riscos associados às políticas protecionistas do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump.

Mesmo antes do triunfo de Trump nas eleições, as ações da Samsung vinham caindo devido à preocupação dos investidores com o fato da empresa estar atrás de rivais como fornecedora da Nvidia , líder em design de chips de IA.

O chefe da divisão de chips da Samsung, Jun, assumirá supervisão direta sobre a área de processadores de memória, tendo chefiado a divisão geral de semicondutores desde maio, em uma nomeação que, segundo a Samsung, resolverá uma "crise de chips".

O lucro da divisão caiu 40% no terceiro trimestre em relação ao segundo, com a Samsung dizendo que o negócio de chips de IA sofreu atraso perante um cliente "importante". Analistas citaram que este cliente importante é a Nvidia. Desde então, a Samsung tem dito que tem feito progressos.

Continua após a publicidade

Além de recuperar o atraso em IA e conter a queda no preço das ações, a Samsung precisa lidar com a desaceleração do crescimento de lucro e intensificação da concorrência de rivais chineses.

"Estou plenamente ciente de que há sérias preocupações sobre o futuro da Samsung recentemente", disse Lee esta semana durante uma audiência final de um julgamento de fraude contábil em que ele é réu. O executivo negou ter cometido irregularidades.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.