Startup pretende reduzir custos de IA com código aberto
Por Stephen Nellis
(Reuters) - A Hugging Face anunciou nesta quarta-feira lançamento de uma nova oferta de código aberto com Amazon.com, Google e outras empresas com o objetivo de reduzir os custos de criação de chatbots e outros sistemas de inteligência artificial.
A startup sediada em Nova York tornou-se referência para desenvolvedores de software de IA que compartilham códigos de programação entre si e está avaliada em 4,5 bilhões de dólares. A empresa é um importante ponto de distribuição de tecnologias de IA de código aberto, como o Llama, da Meta.
Mas traduzir esses modelos de IA de código aberto em um chatbot funcional que funcione em chips da Nvidia ou da AMD exige muito trabalho adicional, e a Hugging Face lançou nesta quarta-feira uma oferta paga chamada HUGS, abreviação de Hugging Face for Generative AI Services, que cuida desse trabalho automaticamente.
A Hugging Face oferecerá o produto por meio dos serviços de computação em nuvem da Amazon e do Google por 1 dólar por hora e na Digital Ocean, uma empresa especializada em computação em nuvem. As compnahias também poderão fazer download da oferta da Hugging Face para executá-la em seus próprios data centers.
A principal concorrência da oferta são os serviços comerciais oferecidos por empresas como OpenAI e Anthropic AI, apoiada pelo Google.
Jeff Boudier, chefe de produto e crescimento da Hugging Face, disse que o objetivo é ajudar as empresas a controlarem custos com IA e manter a privacidade de seus dados, o que é uma grande preocupação em setores como financeiro e de saúde, com regras rígidas sobre os dados dos clientes.
"Estamos vivendo essa anomalia em que a norma tem sido terceirizar sua tecnologia de IA para terceiros e sistemas de caixa preta", disse Boudier à Reuters. "Enquanto que, desde que o setor de tecnologia existe, as empresas querem criar sua própria tecnologia e entender e controlar sua própria tecnologia. O que estamos tentando fazer é facilitar ao máximo para que uma empresa crie sua IA usando os melhores modelos abertos disponíveis."
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.