Adobe lançará ferramenta de criação de vídeo de IA generativa ainda este ano
Por Deborah Mary Sophia
(Reuters) - A Adobe revelará uma nova ferramenta de criação e edição de vídeo com tecnologia de inteligência artificial (IA) generativa em um lançamento limitado ainda este ano, disse a fabricante de software nesta quarta-feira.
Batizada de Adobe Firefly Video Model, a ferramenta de IA será lançada em versão beta e se juntará à linha existente de aplicativos de geração de imagens Firefly do fabricante do Photoshop, que permite aos usuários produzir imagens estáticas, designs e gráficos vetoriais.
O modelo vai estabelecer a Adobe no crescente mercado de ferramentas de geração de vídeo baseadas em IA, um espaço já visado pelo Sora da OpenAI, pelo Stable Video Diffusion da Stability AI e outros aplicativos de vídeo de IA de startups menores.
A ferramenta pode gerar um clipe de cinco segundos para um único prompt e pode interpretar requisições do usuário de texto e imagem, disse Alexandru Costin, vice-presidente de IA generativa da Adobe. Os usuários também podem especificar o ângulo de câmera, panorâmica, movimento e zoom.
"Investimos para fazer com que esse modelo atingisse o nível de qualidade e compreensão imediata que os cinegrafistas esperam. Investimos para garantir que realmente prestamos atenção ao prompt... respeitando a orientação dos cinegrafistas muito melhor do que outros modelos (de vídeo de IA)", Costin disse à Reuters em uma entrevista.
A Adobe disse que o modelo de vídeo é treinado em conteúdo de domínio público ou licenciado que ela tem permissão para usar, e não em qualquer conteúdo de cliente da Adobe.
"Nós os treinamos apenas no banco de dados de conteúdo do Adobe Stock, que contém 400 milhões de imagens, ilustrações e vídeos selecionados para não conter propriedade intelectual, marcas registradas ou caracteres reconhecíveis", disse Costin.
A Adobe também está lançando o Generative Extend, uma ferramenta que estará disponível em seu software de edição de vídeo Premiere Pro, que pode estender qualquer clipe existente em dois segundos, gerando uma inserção apropriada para preencher lacunas na filmagem.
Apresentada pela primeira vez em abril, a ferramenta teve "uma enorme reação positiva de todos os nossos clientes", disse Costin.
(Reportagem de Deborah Sophia em Bengaluru)
Deixe seu comentário