Foxconn tem resultado acima do esperado puxado por IA
Por Yimou Lee e Faith Hung
TAIPÉ (Reuters) - A Foxconn divulgou nesta quarta-feira resultado trimestral acima do esperado pelo mercado, com alta de 6% no lucro líquido trimestral, impulsionado por um boom na demanda por servidores de inteligência artificial, e manteve previsão de crescimento significativo da receita para o ano.
A maior fabricante terceirizada de aparelhos eletrônicos do mundo disse que espera que a demanda robusta por servidores de IA continue a impulsionar o crescimento no quarto trimestre.
A Foxconn disse que o cronograma de desenvolvimento do chip GB200 da Nvidia está seguindo o planejado e acrescentou que a entrega do produto começará no quarto trimestre em pequenos volumes, aumentando a escala no início de 2025.
"Se o cronograma permanecer inalterado, o desempenho de todo o segmento de servidores de IA poderá ser melhor do que o estimado originalmente", disse o vice-presidente e porta-voz da Foxconn, James Wu.
Wu enfatizou a posição de liderança da Foxconn no mercado de servidores de IA, que, segundo ele, representava mais de 40% da participação no mercado global, acrescentando que a capacidade e tecnologia da empresa não podem ser facilmente replicadas por concorrentes.
"Isso não será alterado em um curto espaço de tempo", disse ele.
A empresa taiuanesa informou que o lucro líquido do trimestre de abril a junho subiu para 35,05 bilhões de dólares de Taiwan (1,09 bilhão de dólares), em comparação com 33 bilhões no mesmo período do ano anterior. Isso superou a estimativa média dos analistas de 34,29 bilhões de dólares de Taiwan.
O resultado marcou o quarto aumento consecutivo do lucro trimestral da empresa.
A Foxconn disse que os servidores de IA representaram mais de 40% de seus negócios de servidores no segundo trimestre e previu que "os servidores de IA devem em breve se tornar o próximo produto de receita de 1 trilhão de dólares da Foxconn" (dólares de Taiwan).
A empresa também quer replicar o sucesso que teve com a fabricação de iPhones no negócio de veículos elétricos. A empresa disse na teleconferência que as negociações em andamento com duas montadoras de automóveis tradicionais do Japão serão finalizadas este ano.
"Esfregue os olhos e espere", disse Wu, sem citar o nome das empresas.
Sobre a perspectiva para o ano inteiro de seu negócio de smartphones, a Foxconn disse que permaneceu "plana" devido a uma base mais alta no primeiro semestre do ano passado, acrescentando que a perspectiva para o segundo semestre deste ano é melhor do que o período correspondente em 2023.
A empresa espera que a receita do terceiro trimestre cresça significativamente em relação ao ano anterior, embora a receita de eletrônicos de consumo inteligentes, incluindo smartphones, provavelmente ficará estável.
Formalmente chamada de Hon Hai Precision Industry, a Foxconn espera que seus negócios cresçam gradualmente no segundo semestre, já que muitas marcas de eletrônicos, incluindo a Apple, geralmente lançam novos produtos antes da temporada de compras de fim de ano.
Deixe seu comentário