Topo

EUA não tolerarão proibição da China sobre chips da Micron, diz secretária de Comércio

Micron é uma empresa conhecida por fazer chips de memória - Dado Ruvic/Reuters
Micron é uma empresa conhecida por fazer chips de memória Imagem: Dado Ruvic/Reuters

David Lawder

Em Detroit

28/05/2023 16h41

Os Estados Unidos "não irão tolerar" a proibição da China sobre compras de chips da Micron Technology e estão trabalhando em colaboração com aliados para lidar com o que classificam como "coerção econômica", disse a secretária de Comércio dos EUA, Gina Raimondo, no sábado.

Raimondo disse em coletiva de imprensa após uma reunião de ministros de comércio no âmbito da chamada Estrutura Econômica Indo-Pacífico, cúpula chefiada pelos EUA, que os Estados Unidos "se opõem firmemente" às ações da China contra a Micron.

Eles "visam uma única empresa dos EUA sem qualquer base factual. Vemos isso como uma coerção econômica pura e simples e não iremos tolerar isso, nem pensamos que a medida será bem sucedida."

O órgão regulador do ciberespaço da China disse no último dia 21 de maio que a Micron, maior fabricante de chips de memória dos EUA, havia falhado em sua revisão de segurança de rede e que isso impediria que operadores de infraestrutura comprassem da empresa, levando-a a prever redução de receitas.

A medida ocorreu um dia depois de os líderes das democracias do G7 concordarem com novas iniciativas para pressionar contra a coerção econômica da China —uma decisão observada por Raimondo.