Topo

Meta anuncia projeto de chip para treinamento e inferência de inteligência artificial

18/05/2023 15h56

Por Katie Paul e Stephen Nellis

NOVA YORK (Reuters) - A Meta compartilhou nesta quinta-feira novos detalhes sobre os projetos que está buscando para tornar seus centros de dados mais adequados para suportar trabalhos de inteligência artificial, incluindo uma "família" de chips personalizados que disse estar desenvolvendo internamente.

A controladora do Facebook e do Instagram disse em uma série de publicações que projetou um chip de primeira geração em 2020 como parte do programa Meta Training and Inference Accelerator (MTIA), que visa melhorar a eficiência dos modelos de recomendação que usa para exibir anúncios e outros conteúdos nos feeds de notícias.

A Reuters noticiou anteriormente que a empresa não planejava implantar de forma ampla seu primeiro chip de inteligência artificial desenvolvido internamente e já estava trabalhando em um sucessor. Os comunicados retratam o primeiro chip MTIA como uma oportunidade de aprendizado.

"Com base nesse programa inicial, aprendemos lições inestimáveis que estamos incorporando em nosso roteiro", escreveu a empresa.

O primeiro chip MTIA está focado exclusivamente em um processo de inteligência artificial chamado inferência, no qual algoritmos treinados em grandes quantidades de dados fazem julgamentos sobre mostrar, por exemplo, um vídeo de dança ou um meme de gato como a próxima publicação no feed de um usuário, segundo as publicações.

Um porta-voz da Meta se recusou a comentar sobre prazos de implantação ou detalhar os planos da empresa para desenvolver chips que também possam treinar os modelos.

(Reportagem de Katie Paul em Nova York e Stephen Nellis em São Francisco)