Topo

EUA acusam ex-funcionário da Apple de tentar roubar tecnologia e fugir para a China

16/05/2023 15h47

Por Sarah N. Lynch e David Shepardson e Karen Freifeld

WASHINGTON (Reuters) - Os Estados Unidos divulgaram nesta terça-feira acusações em cinco casos envolvendo supostos esforços para roubar tecnologia em benefício da China, Rússia e Irã, incluindo de um ex-engenheiro da Apple acusado de visar a tecnologia da empresa em sistemas autônomos, incluindo veículos autônomos, e depois fugir para a China.

Os casos, detalhados em uma coletiva de imprensa do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, se concentraram em alegações relacionadas ao roubo de segredos comerciais e outras tecnologias.

O ex-engenheiro da Apple, identificado como Weibao Wang, de 35 anos, residia anteriormente em Mountain View, na Califórnia, e foi contratado pela empresa em 2016, de acordo com uma acusação de abril divulgada nesta terça-feira.

Em 2017, ele aceitou um emprego nos Estados Unidos em uma empresa chinesa que trabalha no desenvolvimento de carros autônomos antes de se demitir da Apple, mas esperou cerca de quatro meses antes de informar a empresa sobre seu novo emprego, de acordo com a acusação.

Após seu último dia na Apple, a empresa descobriu que ele havia acessado grandes quantidades de dados privados nos dias anteriores à sua saída, disse o Departamento de Justiça. Alguns agentes federais revistaram sua casa em junho de 2018 e encontraram "grandes quantidades" de dados da Apple, acrescentou. Logo após a busca, ele embarcou em um avião com destino à China, disse o departamento.

Os esforços automotivos da Apple, conhecidos como Projeto Titan, têm ocorrido de forma desigual desde 2014, quando a empresa começou a projetar um veículo a partir do zero. Um relatório de dezembro disse que a companhia havia adiado o lançamento planejado do carro para 2026, enquanto relatórios arquivados no Estado da Califórnia mostram que a Apple está testando veículos nas estradas do Estado norte-americano.

A Apple se recusou a comentar o caso.

Em um segundo caso relacionado à China, os promotores dos Estados Unidos divulgaram acusações contra Liming Li, de 64 anos, de Rancho Cucamonga, na Califórnia, por supostamente roubar segredos comerciais de seus empregadores sediados na Califórnia para construir seu próprio negócio rival na China.

(Reportagem de David Shepardson, Karen Freifeld e Sarah N. Lynch; reportagem adicional de Rami Ayyub)