Topo

Itália dá prazo até final de abril para OpenAI atender a demandas sobre ChatGPT

Logotipo da OpenAI, desenvolvedora do chatbot ChatGPT - Florence Lo/Ilustração/Reuters
Logotipo da OpenAI, desenvolvedora do chatbot ChatGPT Imagem: Florence Lo/Ilustração/Reuters

Elvira Pollina

Em Milão

12/04/2023 14h15

A agência de proteção de dados da Itália estabeleceu nesta quarta-feira o final de abril como prazo para a OpenAI atender às suas demandas de proteção de dados e privacidade, para que o serviço de chatbot ChatGPT seja retomado no país.

Em 31 de março, a OpenAI, apoiada pela Microsoft, retirou do ar o ChatGPT na Itália depois que a agência, conhecida como Garante, suspendeu temporariamente a plataforma e iniciou uma investigação a partir de uma suspeita de violação das regras de privacidade.

A agência italiana acusou a OpenAI de não verificar a idade dos utilizadores do ChatGPT e criticou a "ausência de qualquer base legal" que justificasse a recolha e o armazenamento massivo de dados pessoais.

Em comunicado divulgado nesta quarta-feira, a Garante apresentou um conjunto de reivindicações "concretas" que precisam ser cumpridas até ao final deste mês.

"Apenas nesse caso... a autoridade suspenderá as restrições provisórias ao uso dos dados dos usuários italianos... e o ChatGPT estará novamente acessível na Itália", disse.

A Itália foi o primeiro país da Europa Ocidental a tomar medidas contra a OpenAI, mas o rápido desenvolvimento da tecnologia tem atraído a atenção de parlamentares e órgãos reguladores em vários países.

Especialistas dizem que são necessárias novas regulações para administrar a inteligência artificial devido ao seu potencial impacto na segurança nacional, nos empregos e na educação.

(Reportagem de Elvira Pollina)