Topo

EUA dizem que serviços financeiros descentralizados são usados para transferências ilegais

06/04/2023 13h46

WASHINGTON (Reuters) - Cibercriminosos da Coreia do Norte, disseminadores de ransomware, ladrões e golpistas estão usando serviços financeiros descentralizados (DeFi) para transferir e lavar dinheiro, alertou o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos nesta quinta-feira.

As chamadas plataformas DeFi permitem serviços financeiros que utilizam criptoativos e stablecoins sem que os recursos passem por bancos.

Em uma nova avaliação de risco de finanças ilegais sobre plataformas DeFi, o Tesouro dos EUA constatou que criminosos estão explorando vulnerabilidades dos sistemas contra lavagem de dinheiro e combate ao financiamento de terrorismo no país e no exterior.

Os serviços DeFi que não cumprem regras contra lavagem de dinheiro e financiamento de terrorismo representam o risco financeiro mais significativo nesse domínio, concluiu o levantamento.

“Nossa avaliação conclui que atores ilícitos, incluindo criminosos, golpistas e cibercriminosos norte-coreanos, estão usando serviços DeFi no processo de lavagem de fundos ilegais”, disse o subsecretário de Terrorismo e Inteligência Financeira do Tesouro dos EUA, Brian Nelson, em comunicado.

Nelson acrescentou que o setor privado deve usar os resultados da avaliação para informar suas estratégias de mitigação de risco e tomar medidas para impedir que criminosos usem serviços financeiros descentralizados.

A avaliação recomendou o fortalecimento da supervisão dos mecanismos contra lavagem de dinheiro e financiamento de terrorismo dos Estados Unidos.

(Por Daphne Psaledakis e Chris Prentice)