Topo

Funcionários do Google cruzam os braços em Zurique após rodada de demissões

15/03/2023 10h41

Por Martin Coulter

(Reuters) - Centenas de funcionários do Google promoveram um protesto nesta quarta-feira em Zurique, depois que mais de 200 trabalhadores da companhia foram demitidos.

Em janeiro, a Alphabet, empresa controladora do Google, anunciou planos para demitir 12 mil pessoas, o equivalente a 6% de sua força de trabalho global.

A decisão ocorreu em meio a uma onda de cortes de empregos, principalmente no setor de tecnologia. Segundo o site de rastreamento Layoffs.fyi, empresas dos Estados Unidos demitiram mais de 290 mil trabalhadores desde o início do ano.

Os trabalhadores do escritório do Google em Zurique, cerca de 5 mil funcionários, já fizeram uma paralisação no mês passado, protestando contra as demissões iminentes.

Um representante do sindicato dos trabalhadores no setor de tecnologia da informação Syndicom, disse que mais de 2 mil funcionários se ofereceram para reduzir seus salários e horas de trabalho na tentativa de evitarem os cortes de empregos. O Google aparentemente rejeitou a proposta.

"Nossos membros do Google Zurique e todos os funcionários que aderiram à paralisação estão demonstrando solidariedade com os demitidos", disse um porta-voz do Syndicom.

“Eles estão incomodados com a natureza não transparente das demissões e estão especialmente decepcionados com o fato do Google estar demitindo funcionários em um momento em que a empresa está lucrando bilhões.”

Representantes do Google não comentaram o assunto.