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Baidu tem resultado acima do esperado no 4º tri e anuncia recompra de US$5 bi em ações

22/02/2023 12h09

(Reuters) - A Baidu superou estimativas de receita para o quarto trimestre, impulsionada pela força de negócios de publicidade, computação em nuvem e inteligência artificial. O resultado divulgado nesta quarta-feira fazia as ações da companhia chinesa listada nos Estados Unidos dispararem antes da abertura do mercado.

A empresa também anunciou um novo programa de recompra de ações de até 5 bilhões de dólares.

A receita do trimestre encerrado em 31 de dezembro foi de 33,08 bilhões de iuans (4,80 bilhões de dólares), superando as estimativas dos analistas de 32,01 bilhões de iuans, segundo dados da Refinitiv.

A receita da Baidu Core, que inclui vendas de anúncios baseados em pesquisa online, ofertas de serviços de computação em nuvem e iniciativas de negócios com veículos autônomos, caiu 1%, para 25,7 bilhões de iuans.

Enquanto a receita de marketing não online aumentou 11%, para 7,6 bilhões de iuans, impulsionada por negócios com inteligência artificial e computação em nuvem, medidas de isolamento social na China fizeram com que o faturamento com marketing online caísse 6%, para 18,1 bilhões de iuans no trimestre.

"O ano de 2022 foi desafiador...em 2023, acreditamos que temos um caminho claro para reacelerar nosso crescimento de receita e agora estamos bem posicionados para aproveitarmos as oportunidades que a recuperação econômica da China nos oferece", disse o presidente-executivo da Baidu, Robin Li.

As despesas de pesquisa e desenvolvimento da empresa para todo o ano de 2022 foram de 23,3 bilhões de iuans, representando 18,8% da receita. A companhia planeja integrar seu chatbot "Ernie", semelhante ao ChatGPT, aos principais negócios da Baidu, incluindo mecanismo de pesquisa, serviços de computação em nuvem e de carros inteligentes.

Li disse nesta quarta-feira que o Ernie Bot será incorporado pela primeira vez no mecanismo de busca da Baidu e que seus recursos em chinês representam o estado da arte.

"O modelo generativo de linguagem ampla no qual estamos trabalhando agora será mais adequado para o idioma chinês e para o mercado chinês do que os modelos desenvolvidos no exterior", disse Li.

(Por Yuvraj Malik e Eduardo Baptista)