Topo

Qualcomm tem resultado abaixo do esperado com fraqueza em mercado de smartphones

03/02/2023 09h28

Por Chavi Mehta

BENGALURU, Índia (Reuters) - A Qualcomm previu receita e lucro no segundo trimestre fiscal abaixo das estimativas de Wall Street, pressionada por fraca demanda por smartphones e excesso de oferta, uma situação que deve persistir no primeiro semestre deste ano.

Inflação e incerteza macroeconômica prejudicaram as vendas de eletrônicos de consumo e, embora a Qualcomm tenha sido em parte protegida por seu foco em smartphones premium, analistas disseram que até esse mercado foi atingido.

“A indústria de celulares continua a ter uma demanda reduzida e agora esperamos que os níveis elevados de estoque em canais persistam pelo menos até a primeira metade do calendário de 2023”, disse Cristiano Amon, presidente-executivo da Qualcomm, a investidores, na noite de quinta-feira

Para lidar com estes efeitos, o executivo disse que a empresa cortará mais gastos e otimizará operações.

A Apple, maior empresa listada em bolsa do mundo, disse na quinta-feira que as vendas do iPhone caíram no último trimestre do ano passado pela primeira vez desde 2020.

A Qualcomm prevê receita no trimestre atual na faixa de 8,7 bilhões a 9,5 bilhões de dólares, em comparação com as estimativas dos analistas de 9,55 bilhões, segundo dados da Refinitiv.

A receita do primeiro trimestre fiscal caiu 12% em relação ao ano anterior, para 9,46 bilhões de dólares, abaixo da expectativa de Wall Street de 9,60 bilhões.

"Acho que ainda não chegamos ao fundo do poço (para o mercado de smartphones). Ainda temos um ano difícil pela frente", disse a analista da IDC, Nabila Popal. "A recuperação real não é provável até 2024."

A receita do primeiro trimestre fiscal da área de aparelhos da Qualcomm, que representa a maior parte das vendas totais da empresa, caiu 18% no ano, para 5,75 bilhões de dólares, em comparação com o crescimento de 40% no trimestre anterior.

A empresa espera que o lucro ajustado por ação fique entre 2,05 e 2,25 dólares, em comparação com as expectativas dos analistas de 2,26 por papel.

No primeiro trimestre fiscal, a Qualcomm teve lucro ajustado por ação de 2,37 dólares, que se compara ao consenso dos analistas de 2,34, segundo dados da Refinitiv.