Topo

Goldman Sachs caça barganhas entre empresas de criptomoedas após colapso da FTX

06/12/2022 10h15

Por Iain Withers e Lawrence White

LONDRES (Reuters) - O Goldman Sachs planeja investir dezenas de milhões de dólares para comprar ou injetar recursos em empresas de moedas digitais depois que o colapso da FTX derrubou o preço de ativos e diminuiu o interesse sobre o setor.

A implosão da FTX aumentou a necessidade de grupos de criptomoedas mais confiáveis ​​e regulamentados, e os grandes bancos veem uma oportunidade de fechar negócios, disse Mathew McDermott, chefe de ativos digitais do Goldman, à Reuters.

O Goldman está fazendo a devida diligência em várias empresas de criptomoedas, acrescentou ele, sem dar detalhes.

"Nós vemos algumas oportunidades realmente interessantes, com preços muito mais sensatos", disse McDermott em uma entrevista no mês passado.

A FTX entrou com pedido de proteção contra credores nos Estados Unidos em 11 de novembro, provocando temores de contágio e ampliando os pedidos por mais regulamentação no mercado de ativos digitais.

"Definitivamente atrapalhou o mercado em termos de confiança, não há absolutamente nenhuma dúvida disso", disse McDermott. "A FTX era um garoto-propaganda em muitas partes do ecossistema. Mas, para reiterar, a tecnologia continua funcionando."

Embora a quantia que o Goldman possa potencialmente investir não seja grande para o gigante de Wall Street, que lucrou 21,6 bilhões de dólares no ano passado, a disposição de continuar investindo em meio à agitação do setor mostra que sente uma oportunidade de longo prazo na indústria de criptomoedas.

O presidente-executivo do Goldman Sachs, David Solomon, disse à CNBC em 10 de novembro, enquanto o drama da FTX estava se desenrolando, que, embora veja as criptomoedas como "altamente especulativas", vê muito potencial na tecnologia à medida que sua infraestrutura se torna mais formalizada.

Os rivais são mais céticos. "Não acho que seja uma moda passageira ou que esteja desaparecendo, mas não posso atribuir um valor intrínseco a isso", disse o presidente-executivo do Morgan Stanley, James Gorman, na conferência Reuters NEXT em 1º de dezembro.

Enquanto isso, o presidente-executivo do HSBC, Noel Quinn, disse em uma conferência bancária em Londres na semana passada que não tem planos de expandir para negociação (trading) ou investimentos em criptomoedas para clientes de varejo.

O Goldman investiu em 11 empresas de ativos digitais que fornecem serviços como compliance, dados de criptomoeda e gerenciamento de blockchain.

McDermott ingressou no Goldman em 2005 e passou a administrar negócios de ativos digitais depois de atuar como chefe de financiamento de ativos cruzados. A equipe dele cresceu para mais de 70 pessoas, incluindo sete fortes opções de criptomoedas e mesa de negociação de derivativos.

O Goldman Sachs também, juntamente com a MSCI e a Coin Metrics, lançou um serviço de dados, destinado a classificar ativos digitais com base em como eles são usados.

A empresa também está desenvolvendo sua própria tecnologia de registro privado distribuído, disse McDermott.

O mercado global de criptomoedas atingiu o pico de 2,9 trilhões de dólares no final de 2021, de acordo com o site de dados CoinMarketCap, mas perdeu cerca de 2 trilhões este ano, com os bancos centrais restringindo o crédito e uma série de importantes falências de empresas do setor. Na segunda-feira, o mercado valia 865 bilhões de dólares.