Topo

Sony aumenta previsão de lucro para ano fiscal com influência do câmbio

01/11/2022 16h18

Por Sam Nussey

TÓQUIO (Reuters) - O Sony elevou nesta terça-feira a previsão de lucro operacional para o ano em 4,5%, para 1,16 trilhão de ienes (7,84 bilhões de dólares), com o aumento das flutuações cambiais, incluindo no negócio de música, compensando a unidade dos jogos.

A Sony reduziu a previsão de lucro anual para o negócio de jogos em 12%, para 225 bilhões de ienes, citando a queda nas vendas de software de desenvolvedores terceirizados e o impacto dos custos denominados em dólares.

As ações da Sony caíram em cerca de 30% até agora este ano, com investidores preocupados com a força do negócio de jogos em meio à concorrência da fabricante do Xbox, Microsoft.

O negócio de jogos teve queda de 49% no lucro do segundo trimestre, para 42,1 bilhões de ienes, após registrar custos mais altos de desenvolvimento e aquisições de jogos. O grupo vendeu 3,3 milhões de unidades do PlayStation 5 (PS5) no segundo trimestre, igual às vendas do ano anterior. O grupo elevou o preço do console na Europa e no Japão à medida que o dólar se fortalece.

O conglomerado disse que planeja aumentar a produção do PS5, afetado por problemas na cadeia de suprimentos, e ampliar seu portfólio de jogos em outras plataformas.

O diretor financeiro da Sony, Hiroki Totoki, disse que o grupo produziu mais de 6,5 milhões de unidades PS5 no trimestre antes da temporada de compras de final de ano.

O conglomerado pretende vender mais de 18 milhões de unidades no ano fiscal que termina em março de 2023, após ter vendido 11,5 milhões de unidades durante o ano anterior.

A Sony informou que o lucro operacional geral subiu 8%, para 344 bilhões de ienes de julho a setembro, superando as estimativas dos analistas.