Empresa indiana Reliance e Google vão desenvolver smartphone 5G de baixo custo
Por Munsif Vengattil
NOVA DÉLHI (Reuters) - A empresa de telecomunicações indiana Reliance disse nesta segunda-feira que está trabalhando com o Google, da Alphabet, para lançar um smartphone 5G de baixo custo.
Em encontro anual da empresa, o presidente do conselho de administração da Reliance, Mukesh Ambani, disse que a rede 5G da Jio, companhia do conglomerado da empresa, será a maior do mundo, sendo lançada nas principais cidades do país, incluindo Nova Délhi e Mumbai, antes de ser expandida através da Índia até dezembro do próximo ano.
Ambani, um dos homens mais ricos da Índia, disse apenas que o celular que está sendo desenvolvido com o Google será "ultra-acessível". Os telefones móveis 5G mais baratos são vendidos por cerca de 150 dólares atualmente na Índia, onde cerca de 700 milhões de pessoas não têm smartphone.
"Para conquistar o mercado de massa 5G, um celular abaixo de 100 dólares é imperativo e a Jio está bem posicionada para levar o 5G às massas", disse Neil Shah, vice-presidente de pesquisa da Counterpoint.
Os planos com 5G da Reliance desafiam os rivais Bharti Airtel e Vodafone-Idea no segundo maior mercado móvel do mundo. As ações da Airtel e da Vodafone fecharam em queda de 1,3% e 3,3%, respectivamente, em sessão negativa em Mumbai, onde os papéis da Reliance também caíram 0,78%.
Ambani acrescentou que forneceria uma atualização no próximo ano sobre os planos de oferta pública inicial de ações (IPO) para as unidades digitais e de varejo da Reliance, que arrecadaram cerca de 22 bilhões de dólares de investidores globais como KKR e Silver Lake em 2020.
(Reportagem adicional da Redação de Bengaluru e Abhirup Roy)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.