Topo

StoneCo desaba mais de 20% após balanço, projeções e saída de diretor financeiro

19/08/2022 11h43

(Reuters) - As ações da StoneCo desabavam mais de 20% no mercado norte-americano nesta sexta-feira, após a empresa de pagamentos reportar prejuízo líquido de 489 milhões de reais no segundo trimestre, revertendo lucro de 526 milhões um ano antes.

A empresa também divulgou projeções para o terceiro trimestre, incluindo alta de 63% na receita, e anunciou a saída de seu diretor financeiro, Marcelo Baldin. Silvio José Morais, conselheiro da companhia, irá substituí-lo interinamente

Às 11:42, os papéis caíam 25,4%, a 8,7001 dólares, em Nova York, onde são negociados.

O resultado do trimestre foi impactado especialmente pela desvalorização das ações do banco Inter. Na base ajustada, a Stone teve lucro líquido de 76,5 milhões de reais.

De acordo com analistas do Morgan Stanley, a StoneCo superou as projeções em importantes métricas, mas isso pode não ter sido suficiente para animar as ações dadas as decepções do passado e fortes resultados recentes da rival Cielo.

O banco tem recomendação 'overweight' para os papéis, com preço-alvo de 18 dólares.

Analistas do Itaú BBA consideraram "modesto" o guidance fornecido pela companhia, que segundo eles sugere uma desaceleração no crescimento do volume no terceiro trimestre, embora uma aceleração em ganhos de eficiência.

Eles reiteraram recomendação 'neutra' para a ação, com preço-alvo de 11 dólares.

Além da receita, a StoneCo projetou lucro antes de impostos (Ebt) ajustado acima de 125 milhões de reais entre julho e setembro e alta no volume total de pagamentos (TPV) para micro, pequenas e médias empresas entre 41,4% e 43,3%.

A equipe do JPMorgan disse ver boas tendências de custo para Stone, mas foco errado no crescimento de volume total de pagamentos (TPV), com receitas encolhendo na base trimestral ao adicionar todos os custos - incluindo custos de financiamento.

"Continuamos privilegiando Cielo", afirmaram os analistas, que têm recomendação 'neutra' para StoneCo, com preço-alvo de 10 dólares.

(Por Paula Arend Laier; Edição de André Romani)