Topo

Perdas por roubos de criptomoedas cresceram 60% em 2022 até julho

16/08/2022 16h02

Por Gertrude Chavez-Dreyfuss

NOVA YORK (Reuters) - As perdas decorrentes de hacks de criptomoedas saltaram quase 60% nos primeiros sete meses do ano, para 1,9 bilhão de dólares, impulsionadas por um aumento nos recursos roubados de protocolos de finanças descentralizadas (DeFi), divulgou a empresa de análise de blockchain Chainalysis nesta terça-feira.

No mesmo período do ano passado, o montante roubado por hackers somou 1,2 bilhão de dólares.

Os aplicativos DeFi, muitos dos quais executados na blockchain Ethereum, são plataformas financeiras que permitem empréstimos denominados em criptomoedas fora dos bancos tradicionais.

A Chainalysis observou que a tendência não deve se reverter tão cedo, dado os roubos de 190 milhões de dólares da Nomad e de 5 milhões de dólares de várias carteiras da Solana já na primeira semana de agosto.

"Os protocolos DeFi são especialmente vulneráveis ​​a hackers, pois seu código-fonte aberto pode ser estudado insistentemente por cibercriminosos...e é possível que os incentivos dos protocolos para chegar ao mercado e crescer rapidamente levem a lapsos nas melhores práticas de segurança", disse a Chainalysis.

Muitos dos recursos roubados dos protocolos DeFi podem ser atribuídos a "maus agentes" afiliados à Coreia do Norte, especialmente unidades de hackers de elite como o Lazarus Group, escreveu a empresa norte-americana.

A Chainalysis estima que até agora neste ano grupos afiliados à Coreia do Norte roubaram aproximadamente 1 bilhão de dólares em criptomoedas dos protocolos DeFi.

Com relação às fraudes de criptomoedas, a empresa de inteligência blockchain viu um declínio acentuado de 65% até julho, em linha com a queda nos preços dos ativos digitais. A receita total com golpes em 2022 até julho foi de 1,6 bilhão de dólares, uma queda de 65% em relação ao mesmo período do ano passado.

"Os golpes caíram principalmente por causa da desaceleração das criptomoedas, mas também por causa das muitas vitórias em termos legais contra os golpistas e as soluções de produtos que as exchanges podem usar para combatê-los", disse Kim Grauer, diretor de pesquisa da Chainalysis, em um e-mail à Reuters.

O bitcoin até agora este ano caiu cerca de 48% no e ficou entre 20 mil e 24 mil dólares nos últimos meses.

"Esses números sugerem que menos pessoas do que nunca estão caindo em golpes de criptomoeda", disse a Chainalysis no relatório.

"Uma razão para isso pode ser que, com os preços dos ativos caindo, os golpes de criptomoeda – que normalmente se apresentam como oportunidades passivas de investimento com enormes retornos prometidos – são menos atraentes para potenciais vítimas."