Topo

Holanda detêm suposto desenvolvedor do misturador de criptomoedas Tornado Cash

12/08/2022 13h28

AMSTERDÃ (Reuters) - Autoridades holandesas disseram nesta sexta-feira que prenderam um homem de 29 anos que se acredita ser um desenvolvedor do serviço de mixagem de criptomoedas Tornado Cash, que os Estados Unidos colocaram em sua lista de sanções esta semana.

As sanções norte-americanas anunciadas na segunda-feira seguiram alegações de que o Tornado Cash ajuda a ocultar bilhões em fluxos de capital, inclusive para hackers norte-coreanos.

Ao misturar criptomoedas, o serviço online permite ocultar a origem ou destino dos pagamentos digitais. O Tornado Cash é um dos maiores misturadores de criptomoedas identificados como problemáticos pelo Tesouro dos EUA.

O Ministério Público holandês para fraudes graves, crimes ambientais e confisco de ativos disse que o Tornado é suspeito de ter lavado mais de 7 bilhões de dólares em moedas virtuais desde que foi criado em 2019.

A empresa não respondeu a um pedido de comentário.

Acredita-se que o homem preso tenha ajudado a facilitar transações criminosas, incluindo "fundos roubados por meio de hackers por um grupo que se acredita estar associado à Coreia do Norte". Ele enfrenta acusações de lavagem de dinheiro.

Outras prisões não foram descartadas, disseram promotores.

(Por Anthony Deutsch)