Topo

Conflito entre Ucrânia e Rússia leva Europa estudar parceria com SpaceX

Reprodução
Imagem: Reprodução

Por Tim Hepher e Joey Roulette

12/08/2022 10h51

PARIS (Reuters) - A Agência Espacial Europeia (ESA) iniciou discussões técnicas preliminares com a SpaceX, de Elon Musk, que podem levar ao uso temporário de seus lançadores depois que a guerra na Ucrânia bloqueou o acesso ocidental aos foguetes russos Soyuz.

O concorrente norte-americano do Arianespace surgiu como um competidor importante para preencher uma lacuna temporária ao lado do Japão e da Índia, mas as decisões finais dependem do cronograma ainda não resolvido do foguete europeu Ariane 6.

"Eu diria que há duas opções e meia que estamos discutindo. Uma é a SpaceX que é clara. Outra é possivelmente o Japão", disse o diretor-geral da ESA, Josef Aschbacher, à Reuters.

"O Japão está esperando o vôo inaugural de seu foguete de próxima geração. Outra opção poderia ser a Índia", acrescentou em entrevista. ?A SpaceX, eu diria, é a mais operacional delas e certamente um dos lançamentos de backup que estamos analisando.?

Aschbacher disse que as negociações permanecem em uma fase exploratória e qualquer solução alternativa seria temporária.

A SpaceX não respondeu a um pedido de comentário.

"CHAMADA DE DESPERTAR"

A Europa até agora dependia da italiana Vega para pequenas cargas, da russa Soyuz para médias e do Ariane 5 para missões pesadas. A próxima geração Vega C estreou no mês passado e o novo Ariane 6 foi adiado para o próximo ano.

Aschbacher disse que um cronograma mais preciso do Ariane 6 seria mais claro em outubro. Só então a ESA finalizaria um plano de apoio a ser apresentado aos ministros das 22 nações da agência em novembro.

Ele disse que a guerra na Ucrânia demonstrou que a estratégia de cooperação de uma década da Europa com a Rússia no fornecimento de gás e outras áreas, incluindo o espaço, não está mais funcionando.

"Este foi um alerta, que temos sido muito dependentes da Rússia. E este alerta, temos que esperar que os tomadores de decisão percebam tanto quanto eu, que temos que realmente fortalecer nossa capacidade e independência europeias."

No entanto, ele minimizou a perspectiva da Rússia cumprir a promessa de se retirar da Estação Espacial Internacional (ISS) após 2024.

"A realidade é que operacionalmente, o trabalho na estação espacial está prosseguindo, eu diria quase nominalmente", disse Aschbacher à Reuters. "Nós dependemos um do outro, gostemos ou não, mas temos pouca escolha."

(Por Tim Hepher e Joey Roulette)