Topo

Twitter reintroduz regras de combate à desinformação antes de eleições nos EUA

11/08/2022 16h45

Por Sheila Dang

DALLAS (Reuters) - O Twitter disse que vai reintroduzir recursos para promover informações mais precisas sobre as eleições de novembro nos Estados Unidos e reprimir postagens falsas e enganosas.

O Twitter aplicará sua política de integridade cívica, introduzida em 2018. Em 8 de novembro próximo, todos os 435 assentos na Câmara dos Deputados e cerca de um terço dos 100 assentos no Senado estarão em jogo.

A política do Twitter proíbe que usuários publiquem conteúdo enganoso com o objetivo de dissuadir pessoas de votar e reivindicações destinadas a minar a confiança do público na eleição, incluindo informações falsas sobre os resultados.

O Twitter suspendeu permanentemente Donald Trump do serviço no ano passado, citando o risco de "mais incitação à violência" dias depois que apoiadores do então presidente invadiram o Capitólio em 6 de janeiro de 2021.

A empresa, que processou o bilionário Elon Musk para fechar seu acordo de 44 bilhões de dólares para adquirir a empresa, disse que realizou testes para evitar que tuítes enganosos fossem recomendados a outros usuários por meio de notificações.

Os testes resultaram em 1,6 milhão de visualizações a menos de informações enganosas por mês, disse o Twitter.

Os esforços para combater a desinformação incluem avisos de informações nas linhas do tempo dos usuários para desmascarar falsidades antes que se espalhem mais.

(Por Sheila Dang)