Topo

Amazon compra empresa de robôs aspiradores Roomba por US$ 1,7 bi

Robô aspirador Roomba, da iRobot; Marca foi comprada pela Amazon - Reprodução/iRobot
Robô aspirador Roomba, da iRobot; Marca foi comprada pela Amazon Imagem: Reprodução/iRobot

Akash Sriram e Nivedita Balu

05/08/2022 15h18

A Amazon.com acertou a aquisição da iRobot, fabricante do aspirador de pó robótico Roomba, em um negócio de cerca de 1,7 bilhão de dólares, no mais recente esforço da varejista para expandir seu portfólio de dispositivos domésticos inteligentes.

A Amazon pagará 61 dólares por ação, um prêmio de 22% em relação ao último preço de fechamento da iRobot, a 49,99 dólares.

A Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos, que já está investigando a Amazon, provavelmente revisará a transação. "Eu diria que há três chances em quatro de uma investigação profunda e uma chance em quatro de um questionamento (do negócio)", disse Ethan Glass, especialista antitruste do escritório de advocacia Cooley.

Além de varrer a sujeira, os aspiradores Roomba, que custam até mil dólares, coletam dados espaciais de residências que podem ser valiosos para empresas que desenvolvem tecnologia de casa inteligente.

Mas a sorte da iRobot foi afetada quando os consumidores começaram a repensar como gastam seu dinheiro em meio à inflação crescente. A receita do segundo trimestre caiu 30% devido à fraca demanda de varejistas na América do Norte, Europa, Oriente Médio e África.

A transação vem em um momento que analistas esperam avanço em fusões e aquisições de grandes empresas de tecnologia com caixa sobrando para aproveitar as baixas avaliações ('valuations') no mercado. Atualmente, a Amazon tem caixa e equivalentes de caixa de mais de 37 bilhões de dólares.

"Parece que (o presidente-executivo da Amazon) Andy Jassy vai empregar mais fusões e aquisições do que (seu antecessor) Jeff Bezos e faz mais sentido para mim agora que a Amazon é maior e tem mais dinheiro", disse Thomas Forte, analista da D.A. Davidson.

Se o negócio não sair, a Amazon será obrigada a pagar à iRobot uma taxa de rescisão de 94 milhões de dólares. Colin Angle permanecerá como presidente-executivo da iRobot caso a transação seja concluída.

(Por Akash Sriram e Nivedita Balu; reportagem adicional de Diane Bartz)