Topo

Alta no valor do bitcoin é incerta a curto prazo

19/07/2022 11h37

Por Lisa Pauline Mattackal e Medha Singh

(Reuters) - Se os investidores aguardam por uma recuperação do valor do bitcoin, podem ter que esperar por meses. Essa é a conclusão de alguns especialistas técnicos que buscam a recuperação da criptomoeda em meio à desaceleração do setor.

A queda do bitcoin, desde maio, derrubou a moeda digital para abaixo de uma média móvel de 200 semanas, em torno de 22.600 dólares, bem como de sua média móvel de 200 dias, em torno de 35.500 dólares.

A Valkyrie Investments, por exemplo, diz que sua pesquisa está apontando para um movimento de alta - mas não está claro quando. "Historicamente, acumulamos (em torno da média de 200 semanas) por três a seis meses", disse Josh Olszewicz, chefe de pesquisa da Valkyrie, referindo-se a um período de negociação lateral antes de uma quebra de preço ascendente.

Em um cenário mais temerário, porém, o bitcoin pode não se recuperar por cerca de um ano, acrescentou Olszewicz.

Alguns outros indicadores técnicos estão sinalizando uma ampla gama de níveis potenciais de suporte ao bitcoin, variando de 20 mil a 12 mil dólares - sugerindo que a maior criptomoeda do mundo pode mergulhar novamente.

Esta semana, o bitcoin está cruzando um pouco acima de seu máximo em 2017, mas está mais de 68% abaixo do pico histórica de 69 mil dólares, atingida em novembro passado.

"QUATRO PASSOS PARA BAIXO, UM PARA CIMA"

Alguns veem um padrão na recente queda. "O mercado está em um canal de baixa que começou em maio", disse Eddie Tofpik, chefe de análise técnica da ADM Investor Services International. "Parece que está em um modo de quatro passos para baixo e um para cima no momento."

Os padrões de retração de Fibonacci, que visam identificar níveis de suporte e resistência, sugerem que o bitcoin encontrou um nível moderado de apoio entre 19.500 e 20 mil dólares, disse Patrick Reid, cofundador da consultoria FX Adamis Principle.

Olszewicz aponta para 12 mil dólares, um nível que o bitcoin não atingiu em quase dois anos, como o próximo suporte.

Na ausência de guias fundamentais, a análise técnica provou ser útil para identificar alguns padrões de negociação de longo prazo para criptomoedas como bitcoin.

Por exemplo, um padrão gráfico bem conhecido de "cruz da morte" em 10 de dezembro prenunciou a queda do bitcoin que se seguiu. No início de janeiro, a média móvel de 200 dias mostrou-se uma forte resistência.

Esses métodos também vêm com alertas, como foi comprovado este ano quando a implosão da stablecoin TerraUSD e seu token luna e, posteriormente, do fundo de hedge Three Arrows Capital estremeceram o valor de todas as criptomoedas.

A negociação à vista de criptomoedas nas principais bolsas caiu 27,5% em junho, para 1,41 trilhão de dólares, o nível mais baixo desde dezembro de 2020, segundo dados da empresa de pesquisa CryptoCompare.

"A confiança saiu do mercado em grande estilo", disse Reid, da Adamis Principle.