Topo

Estoques de varejistas estão mais normalizados, diz Positivo

12/07/2022 17h03

SÃO PAULO (Reuters) - Os estoques de varejistas de computadores se regularizaram ao longo do primeiro semestre e estão próximos a patamares normais, disse Norberto Maraschin Filho, vice-presidente de negócios de consumo da Positivo, em evento em São Paulo.

A Positivo viu as vendas totais da unidade de varejo no primeiro trimestre caírem 69% em relação a um ano antes, diante de efeitos macroeconômicos, como a elevação da inflação e dos juros, no bolso do consumidor. Porem, o lucro ajustado da companhia nos três meses até março subiu 6,9% na comparação anual, dado o crescimento de vendas para empresas e instituições públicas.

Maraschin disse que a alta de estoques nos meses anteriores deveu-se à rápida inversão do mercado no segundo semestre do ano passado: a demanda por produtos eletrônicos, que estava alta, impulsionada pelos efeitos da pandemia, cedeu e levou ao acúmulo de estoques na cadeia.

"Mas já vemos retornar a patamares normais", disse o executivo. Ele afirmou que o quadro vale para computadores e outras categorias de produtos desenvolvidas pela companhia.

"Eu acredito que o pior já passou, mas não vai ser um mercado de varejo pujante, e isso não se aplica à Positivo somente, se aplica a todas as indústrias", afirmou ele na Eletrolar Show, em São Paulo.

O presidente da companhia, Hélio Rotenberg, disse que o preço dos componentes eletrônicos também está quase regularizado.

"O pico da crise (na cadeia de fornecimento) se deu em agosto do ano passado e a partir disso começou a cair (preço dos componentes) devagarinho, devagarinho e hoje está quase normalizado", disse ele.

(Por Andre Romani)