Topo

Grupo GCB recebe aporte de US$13 mi da belga Credix

06/07/2022 15h30

(Reuters) - O Grupo GCB, holding especializada no mercado financeiro e de capitais, divulgou nesta quarta-feira que fechou um acordo para receber 13 milhões de dólares do marketplace de crédito belga Credix.

Cerca de 80% desse valor será direcionado para a Adiante, fintech do GCB especializada na antecipação de recebíveis de pequenas e médias empresas. Os recursos serão usados para a aquisição de recebíveis, mas também em operações de 'crédito clean' aos melhores clientes, segundo a empresa.

"Nossa plataforma está se desenvolvendo vertiginosamente e precisamos dar liquidez para os nossos usuários", afirmou o fundador e presidente-executivo do Grupo GCB, Gustavo Blasco, em comunicado à imprensa.

De acordo com o executivo, o volume de crédito originado pela Adiante cresceu 830% no primeiro semestre frente ao mesmo período do ano anterior, para 63,3 milhões de reais. Em todo o ano de 2022, a fintech quer liberar cerca de 500 milhões de reais. Além do efeito do aporte, que permitirá que a Adiante abra a plataforma para mais empresas, tal previsão também considera novas parcerias

Fundada em 2018, a Adiante conta com uma carteira de 90 mil clientes, sendo a maioria pequenas e médias empresas, com faturamento anual de até 20 milhões de reais. A plataforma disse que seu processo é automático e 100% digital.

Outra unidade da holding, a fintech PeerBr, especializada na venda e corretagem de ativos alternativos tokenizados, também será beneficiada pelo aporte.

(Por Paula Arend Laier; edição de André Romani)