Topo

Após reclamações na UE, Amazon permitirá que usuários cancelem Prime em dois cliques

Caixa com logotipo do Amazon Prime, sistema de assinatura da gigante do varejo  - Getty Images
Caixa com logotipo do Amazon Prime, sistema de assinatura da gigante do varejo Imagem: Getty Images

Foo Yun Chee

Em Bruxelas

01/07/2022 16h16Atualizada em 01/07/2022 17h25

A Amazon.com tornou mais fácil para os usuários cancelarem com apenas dois cliques suas assinaturas no clube de entrega rápida Prime, após reclamações de grupos de consumidores, disse a Comissão Europeia nesta sexta-feira.

A Organização Europeia do Consumidor (BEUC), o Conselho Norueguês do Consumidor e o Diálogo Transatlântico do Consumidor levaram suas queixas ao órgão executivo da UE em abril do ano passado.

Os grupos disseram que os usuários tiveram que passar por vários obstáculos, como menus de navegação complicados, palavras distorcidas e escolhas confusas, para cancelar a assinatura do Amazon Prime.

A empresa agora permitirá que os usuários cancelem a assinatura do Amazon Prime com dois cliques por meio de um "botão de cancelamento" proeminente e claro, disse a Comissão.

As alterações serão aplicadas a todos os sites da União Europeia e em dispositivos desktop, celulares e tablets com efeito imediato.

"Os consumidores devem poder exercer seus direitos sem qualquer pressão das plataformas. Uma coisa é clara: o design manipulativo ou 'padrões obscuros' devem ser proibidos", disse o comissário de Justiça Didier Reynders em um comunicado.

No Brasil, é possível encerrar a assinatura do Amazon Prime seguindo estes passos.