Topo

Banco central de Taiwan diz que está trabalhando em moeda digital

29/06/2022 13h26

TAIPÉ (Reuters) - O banco central de Taiwan ainda está trabalhando em sua moeda digital e, embora não esteja claro quando poderá ser lançada ao público, a autoridade monetária pretende levar o plano adiante, disse o presidente da autoridade monetária Yang Chin-long nesta quarta-feira.

O banco central de Taiwan vem trabalhando há dois anos em um piloto para uma moeda digital administrada pelo governo, com o objetivo de que as pessoas usem uma carteira digital e façam pagamentos sem usar cartão de débito ou crédito.

Falando em um fórum, Yang disse que o BC está simulando o uso da moeda digital em um ambiente fechado.

O banco central de Taiwan enfrenta três tarefas principais a seguir, acrescentou: comunicar-se com o público e conquistar seu apoio, garantir a estabilidade do sistema e construir a estrutura legal para as operações da moeda.

"Isso levará muito tempo, pelo menos dois anos, e então teremos que avaliar novamente."

Como este é um projeto enorme, é incerto que mesmo em dois anos a plataforma possa ser concluída, disse Yang. Os taiuaneses também estão acostumados a usar dinheiro, acrescentou.

"Ainda temos que avançar. Afinal, a maioria dos jovens no futuro usará telefones celulares, então temos que pensar na próxima geração."

Dez países já lançaram moedas digitais de bancos centrais e outros 105 países estão explorando a opção, segundo o Atlantic Council.

O presidente do Federal Reserve dos Estados Unidos, Jerome Powell, disse no início deste mês que o desenvolvimento de uma versão digital oficial do dólar poderia ajudar a proteger seu domínio global à medida que outros países emitem suas próprias moedas eletrônicas.

(Por Liang-sa Loh)