PUBLICIDADE
Topo

Toyota e Suzuki iniciam produção de carro híbrido na Índia

24/06/2022 14h43

Por Aditi Shah

NOVA DELHI (Reuters) - A Toyota e a Suzuki anunciaram na sexta-feira que iniciariam a produção de carros híbridos na Índia, uma categoria que a Toyota disse ser a mais adequada para mercados como o indiano.

Uma fábrica da Toyota no sul da Índia começará em agosto a fabricar um veículo utilitário esportivo híbrido (SUV) desenvolvido pela Suzuki, disseram as empresas.

Dois formatos de motores estarão disponíveis: um com uma configuração híbrida leve da Suzuki e o outro como um híbrido forte da Toyota. Em um híbrido leve, a bateria apenas auxilia o motor a pistão, sem o modo totalmente elétrico disponível em um híbrido forte.

A construção do modelo faz parte de uma parceria mais ampla formada entre as duas montadoras japonesas em 2017. Ele será vendido na Índia e exportado para mercados como a África.

O novo SUV, que não foi nomeado, será comercializado pela Toyota e pela Suzuki, cada empresa contando com sua afiliada local para fazê-lo, disseram em comunicado conjunto.

A Suzuki se comprometeu em março a investir 1,4 bilhão de dólares no país para produzir veículos elétricos a bateria (BEVs), mas sua unidade local, Maruti Suzuki, maior montadora da Índia, disse que não lançará um veículo totalmente elétrico antes de 2025.

A Toyota também está focada em estabelecer uma cadeia de suprimentos para veículos elétricos na Índia antes de fabricar BEVs no país. A empresa disse em maio que investiria mais de 600 milhões de dólares para tornar a Índia um centro global de produção de peças para veículos elétricos, incluindo acionamentos elétricos.

Embora os BEVs sejam atualmente muito caros para os principais compradores na Índia e em outras economias emergentes, híbridos complexos como o Prius também são pouco atraentes, cujo custo de fabricação a Toyota teve problemas para cortar.

O acordo entre as montadoras inclui o desenvolvimento conjunto de produtos, redução dos custos de fornecimento local e compartilhamento de tecnologia.