Topo

Cofundador da BitMEX é condenado a prisão domiciliar por lavagem de dinheiro

23/05/2022 15h49

NOVA YORK (Reuters) - O cofundador e ex-executivo-chefe da corretora de criptomoedas BitMEX foi condenado a seis meses de prisão domiciliar após se declarar culpado de violar a Lei de Sigilo Bancário dos Estados Unidos, disseram promotores.

Arthur Hayes, 36, também pagará uma multa de 10 milhões de dólares e cumprirá dois anos de liberdade condicional após sua prisão domiciliar, por não estabelecer um programa de combate à lavagem de dinheiro na BitMEX, que ele fundou com Benjamin Delo e Samuel Reed em 2014. Hayes foi condenado no tribunal federal em Manhattan na sexta-feira.

"Ao criar uma plataforma de criptomoedas que lhe rendeu milhões de dólares, Arthur Hayes desafiou deliberadamente a lei dos Estados Unidos que exige que as empresas façam sua parte para ajudar na prevenção de crimes e da corrupção", disse Damian Williams, promotor federal de Manhattan, em comunicado.

Os promotores buscaram uma pena de prisão "significativa", dizendo que uma multa de 10 milhões de dólares não foi suficiente para impedir comportamentos semelhantes de outras empresas de criptomoedas. Os advogados de Hayes pediram liberdade condicional, sem prisão domiciliar.

Um porta-voz de Hayes se recusou a comentar. Delo e Reed se declararam culpados e aguardam sentença. Os três foram acusados ​​em 2020 por não implementar um requisito de "conheça seu cliente", conforme exigido pela lei federal.

Os promotores disseram que a BitMEX era "na verdade uma plataforma de lavagem de dinheiro" e Hayes não fez nada depois de saber em 2018 das alegações de que a BitMEX estava sendo usada para lavar os lucros de um hack de criptomoedas.

No ano passado, a BitMEX concordou em pagar até 100 milhões de dólares para encerrar processos por aceitar ilegalmente fundos de clientes para negociar criptomoedas sem ser registrado e não realizar a devida diligência do cliente.

(Por Luc Cohen)