Topo

Órgão global alerta para riscos de coleta de dados por banco e redes sociais

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Marc Jones

Em Londres

06/05/2022 12h35

Um artigo publicado pelo principal grupo de bancos centrais do mundo, o BIS, recomendou que indivíduos e empresas tenham mais controle sobre seus dados coletados por mídias sociais, grandes bancos e outras empresas de tecnologia.

O documento do Banco de Compensações Internacionais (BIS) publicado na véspera afirma que, embora a maioria dos países já tenha leis sobre o uso de dados, a maioria das pessoas ainda não está ciente do que está em jogo ou de seus direitos sobre dados.

As autoridades devem, portanto, adotar novos sistemas de governança de dados para "nivelar o campo de jogo entre donos e controladores de dados", diz o documento. Os órgãos devem exigir que as empresas obtenham um consentimento mais claro para coletar dados, explicar melhor como eles estão sendo usados —e facilitar o acesso daqueles de quem foram coletados.

"Quando os dados são compartilhados entre provedores e usuários, o sistema de governança deve especificar quais dados são pedidos para compartilhamento, por quanto tempo serão retidos e quem os processará", disse o documento.

Pessoas jovens e mais pobres também tendem a ter empréstimos negados devido à falta de histórico de crédito anterior, ao passo que, se tiverem acesso total aos seus dados online, eles poderiam ser usados, avaliou o BIS.