PUBLICIDADE
Topo

Tesla diz que Autopilot requer "monitoramento constante" do motorista

Piloto automático da Tesla - Reprodução/YouTube Tesla
Piloto automático da Tesla Imagem: Reprodução/YouTube Tesla

David Shepardson e Hyunjoo Jin

Em Washington

09/03/2022 11h21

A Tesla defendeu os benefícios de segurança de seu sistema de assistência ao motorista Autopilot e sua capacidade de Autodireção Completa (FSD), mas reconheceu que eles exigem ?monitoramento e atenção constantes do motorista?.

Os senadores democratas Richard Blumenthal e Ed Markey escreveram ao presidente-executivo da Tesla, Elon Musk, em 8 de fevereiro, sobre "preocupações significativas" envolvendo os sistemas de piloto automático e FSD da fabricante de carros elétricos, que levaram a uma fiscalização por parte de reguladores de segurança.

Em uma carta de 4 de março aos senadores não divulgada anteriormente, o diretor sênior de políticas públicas e desenvolvimento de negócios da Tesla, Rohan Patel, disse que os recursos aumentam a capacidade de seus clientes "de dirigir com mais segurança do que o motorista médio nos Estados Unidos".

Patel observou que ambos os sistemas ?exigem monitoramento e atenção constantes do motorista?. Os veículos da Tesla são capazes de realizar ?algumas, mas não todas as Tarefas de Condução Dinâmica? que podem ser realizadas por motoristas humanos, acrescentou.

A Tesla diz em seu site que o Autopilot permite que os veículos orientem, acelerem e freiem automaticamente e ?exigem supervisão ativa do motorista e não tornam o veículo autônomo?.

Blumenthal e Markey disseram em comunicado à Reuters que a carta era "apenas mais evasão e desvio da Tesla. Apesar de seu histórico preocupante de segurança e acidentes mortais, a empresa aparentemente quer continuar com os negócios como de costume".

A Tesla não respondeu a um pedido de comentário.

Patel disse na carta que a Tesla "entende a importância de educar os proprietários sobre os recursos do piloto automático e da capacidade do FSD".

O piloto automático permite que os motoristas mantenham as mãos fora do volante às vezes, mas Patel disse que sua detecção de mão no volante baseada em torque ajuda a garantir que os motoristas permaneçam atentos.