Topo

Bolsas de criptomoedas Coinbase e Binance decidem não proibir russos em suas plataformas

04/03/2022 12h41

Por Rhea Binoy e ShubhenduSatish Deshmukh e Abinaya V e Niket Nishant

BENGALURU (Reuters) - Duas das maiores bolsas de criptomoedas do mundo, Coinbase e Binance, rejeitaram nesta sexta-feira pedidos para uma proibição geral de todos os usuários russos, a fim de impedir que as plataformas sejam usadas para contornar as sanções ao país.

Ao permanecerem na Rússia apesar da invasão à Ucrânia, as duas empresas escolhem um caminho distinto ao de companhias setor financeiro tradicional, de forma que alguns especialistas em combate à lavagem de dinheiro e reguladores europeus dizem enfraquecer as tentativas de países do Ocidente de isolar Moscou.

“Acreditamos que todos merecem acesso a serviços financeiros básicos, a menos que a lei diga o contrário”, disse o presidente-executivo da Coinbase, Brian Armstrong, em uma série de tuítes nesta sexta-feira. A bolsa, porém, implementará uma proibição geral caso o governo dos Estados Unidos decida por impor uma, acrescentou Armstrong.

"Não vamos congelar unilateralmente milhões de contas de usuários inocentes", disse um porta-voz da Binance, a maior bolsa de criptomoedas do mundo, em comunicado enviado por e-mail à Reuters.

Ambas disseram que cumprirão as sanções do governo. As principais bolsas de criptomoedas foram instadas a banir seus serviços na Rússia para impedir entidades sob sanção de movimentarem ativos usando criptomoedas. As empresas, no entanto, insistem que estão bem equipadas para evitar o abuso de suas plataformas.

(((Reportagem de Rhea Binoy, Shubhendu Satish Deshmukh, Abinaya V e Niket Nishant))