Topo

Intel vai investir US$20 bi em fábrica de chips nos EUA

21/01/2022 11h03

Por David Shepardson e Jane Lanhee Lee e Alexandra Alper

WASHINGTON/SAN FRANCISCO (Reuters) - A Intel deve anunciar nesta sexta-feira que investirá 20 bilhões de dólares em uma nova fábrica nos Estados Unidos para desenvolver e produzir chips avançados, disseram fontes à Reuters.

Os 20 bilhões de dólares iniciais são o primeiro passo do que poderá ser um complexo de oito fábricas que custaria dezenas de bilhões de dólares.

A Intel se recusou a comentar sobre seus planos, mas disse em comunicado que seu presidente-executivo, Pat Gelsinger, divulgará detalhes nesta sexta-feira sobre "os novos planos da Intel para investimento em liderança de fabricação", pois trabalha "para atender à crescente demanda por semicondutores avançados".

Gelsinger disse ao Washington Post que o complexo pode custar 100 bilhões de dólares ao longo de uma década e, eventualmente, empregar 10.000 pessoas. O executivo está impulsionando os planos de expansão da Intel, especialmente na Europa e nos Estados Unidos, diante da concorrência com rivais globais e em meio à crise na oferta de microchips.

O governo norte-americano está fazendo um grande esforço para convencer o Congresso a aprovar 52 bilhões de dólares em financiamento para aumentar drasticamente a produção de chips nos Estados Unidos. Em junho, o Senado votou a favor do financiamento como parte de um projeto de lei de competitividade mais amplo, mas o texto ficou parado na Câmara.

Mas os planos da Intel para novas fábricas não vão aliviar a atual crise de oferta, porque esses complexos levam anos para serem construídos. Gelsinger disse anteriormente que esperava que a escassez de chips durasse até 2023.