Topo

ByteDance corta equipe de investimentos do TikTok em meio a repressão chinesa

19/01/2022 15h20

Por Yingzhi Yang e Xie Yu e Zhang Yan e Cheng Leng e Brenda Goh

PEQUIM (Reuters) - A ByteDance, dona do TikTok, está encolhendo sua equipe de investimentos e dissolvendo um subgrupo focado em retornos financeiros, em resposta a repressões regulatórias na China, disseram três fontes a par do assunto nesta quarta-feira.

A ByteDance havia dividido seu braço de investimento externo em alas financeiras e estratégicas, com a última destinada a financiar negócios que pudessem encontrar sinergias.

Os funcionários da equipe de investimentos financeiros foram informados por executivos da ByteDance que a equipe será dissolvida e foram incentivados a procurar oportunidades em outros lugares, disseram duas das fontes à Reuters.

A ByteDance disse que estava desfazendo sua equipe de investimentos estratégicos em nível de grupo e transferindo funcionários para várias unidades de negócios, após uma revisão no início do mês destacar investimentos com "baixas sinergias".

A empresa não respondeu a um pedido da Reuters para comentar sobre a dissolução da equipe de investimentos financeiros.

As seis unidades de negócios da ByteDance, criadas em outubro em uma grande reformulação organizacional, incluem o TikTok e sua versão chinesa Douyin.

A revisão da equipe de investimentos estratégicos foi projetada para "melhorar as colaborações entre pesquisa de estratégia e operações de negócios", disse a empresa.

A medida acontece enquanto Pequim amplia os esforços antimonopólio para conter gigantes corporativos, disseram quatro pessoas familiarizadas com a situação.

Os últimos investimentos de alto perfil da ByteDance incluem a compra de 4 bilhões de dólares do estúdio de jogos Moonton Technology, de Xangai, no ano passado. O Moonton é conhecido por seu jogo online Mobile Legends.

A ByteDance também comprou a fabricante de fones de ouvido de realidade virtual Pico.