Regulador do Reino Unido diz que Google e Apple controlam consumidores

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Por Paul Sandle e Kate Holton
LONDRES (Reuters) - Google e Apple controlam como as pessoas usam telefones celulares, eliminando qualquer escolha significativa do sistema e potencialmente aumentando os custos, disse o regulador de concorrência da Grã-Bretanha nesta terça-feira.
A Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA) disse que descobriu que as duas companhias foram capazes de alavancar seu poder de mercado para criar ecossistemas autossuficientes.
O regulador disse que avaliaria suas descobertas iniciais e que buscaria respostas até 7 de fevereiro, com expectativa de emitir um relatório final em junho.
"Apple e Google desenvolveram um controle semelhante ao de como usamos os telefones celulares e receamos que isso esteja causando prejuízos a milhões de pessoas em todo o Reino Unido", disse o presidente-executivo da CMA, Andrea Coscelli.
Chris Philp, o ministro de tecnologia e economia digital, disse que o "novo regime pró-concorrência" da Grã-Bretanha nivelaria o campo de jogo entre os gigantes da tecnologia e as pequenas empresas.
A Apple diz que seus ecossistemas fornecem segurança e privacidade, permitindo que as empresas vendam produtos e criem empregos. "A Apple acredita em mercados prósperos e dinâmicos onde a inovação pode florescer", disse o documento.
O Google disse que o Android oferece às pessoas mais opções do que qualquer plataforma móvel para decidir quais aplicativos e lojas de aplicativos usarão. E acrescentou que seu ecossistema sustentou quase 250 mil empregos na Grã-Bretanha e, como resultado das mudanças recentes, 99% dos desenvolvedores se qualificaram para uma taxa de serviço de 15% ou menos.
O relatório do CMA apresentou uma série de opções, incluindo tornar mais fácil para os usuários alternar entre os telefones iOS da Apple e Android do Google sem perder funcionalidade ou dados. O órgão está analisando se os usuários podem instalar aplicativos por métodos diferentes da App Store da Apple ou da Play Store do Google.
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