Topo

Como é o sistema de pagamento de metrô em Moscou que usa biometria facial

Estação de metrô Elektrozavodskaya, em Moscou - Marcel Vincenti/UOL
Estação de metrô Elektrozavodskaya, em Moscou Imagem: Marcel Vincenti/UOL

Gabrielle Tétrault-Farber

Em Moscou

15/10/2021 10h42

A rede de metrô de Moscou lançou na sexta-feira um sistema de pagamento de passagens usando tecnologia de reconhecimento facial em mais de 240 estações, uma iniciativa que as autoridades disseram ser a primeira do tipo no mundo.

Moscou, com 12,7 milhões de habitantes, tem um dos maiores sistemas de videovigilância do mundo. O reconhecimento facial já havia sido usado para impor quarentenas durante a pandemia e os manifestantes presentes em comícios políticos disseram que a polícia o usou para fazer prisões e detenções preventivas.

"Moscou é a primeira cidade no mundo onde esse sistema opera em tal escala", disse Maxim Liksutov, chefe do departamento de transportes da capital russa, em comunicado.

Liksutov disse que o uso do "Face Pay" é voluntário e que outros métodos de pagamento continuam em uso.

Para usar o sistema, os passageiros devem enviar sua foto e vinculá-la aos cartões de transporte e banco no aplicativo do Metrô de Moscou. Para usar o metrô, os passageiros registrados no "Face Pay" pdevem olhar para uma câmera instalada na catraca.

O departamento de transporte da cidade disse que os dados dos passageiros seriam criptografados com segurança. Grupos de direitos digitais, no entanto, dizem que o sistema pode minar a privacidade e os direitos humanos.

Roskomsvoboda, um grupo dedicado a proteger os direitos digitais e a liberdade de informação, alertou que o Face Pay pode ser usado para fins de vigilância.

A prefeitura de Moscou implementou um sistema de reconhecimento facial no metrô para detectar criminosos procurados em 2018, quando a Rússia sediou a Copa do Mundo.