PUBLICIDADE
Topo

Toyota compra empresa de software Renovo para acelerar tecnologia autônoma

28/09/2021 10h37

Por Tim Kelly

TÓQUIO (Reuters) - O setor de pesquisa do Vale do Silício da Toyota informou ter comprado a empresa de software de sistema operacional automotivo Renovo para ajudar a acelerar o desenvolvimento de veículos conectados totalmente autônomos.

"Espero economizar anos e meses para o mínimo viável de lançamentos de produtos", disse James Kuffner, chefe da subsidiária Woven Planet da Toyota numa coletiva de imprensa.

A meta de longo prazo é projetar software e sistemas operacionais que outras montadoras também usariam, acrescentou o ex-engenheiro de robôs do Google.

A Toyota está numa corrida tecnológica com outras empresas, como Tesla e Amazon, para construir carros que possam operar sem motoristas e compartilhar dados em redes conectadas. Embora alguns veículos sem motorista já estejam disponíveis, suas funções autônomas são limitadas principalmente a estacionar e dirigir em vias expressas.

A Toyota implantou uma frota de veículos sem motorista nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020 com tecnologia autônoma. Porém, a empresa teve que suspender temporariamente as operações após um deles atingir e ferir um atleta paralímpico.

A Renovo, sediada nos Estados Unidos, projetou um sistema para carros que gerencia os sistemas dos veículos e pode classificar e filtrar informações de compartilhamento, incluindo dados que podem ajudar a melhorar o design dos veículos.

(Por Tim Kelly)