Topo

Iniciativa do Facebook para cortar acesso de pesquisadores é "preocupante", diz senador

04/08/2021 16h09

WASHINGTON (Reuters) - O senador Mark Warner disse nesta quarta-feira que o movimento do Facebook para desativar as contas de um grupo de pesquisadores da Universidade de Nova York que estudava anúncios políticos em sua plataforma é "profundamente preocupante".

O Facebook disse na terça-feira que cortou as contas pessoais e o acesso dos pesquisadores da NYU, que estudavam anúncios políticos na plataforma, por causa de preocupações com a privacidade de outros usuários.

Warner, presidente do Comitê Seleto de Inteligência do Senado, disse que a ação foi um retrocesso.

"Esta última ação do Facebook para cortar os esforços de transparência de um grupo externo - esforços que têm facilitado repetidamente revelações de anúncios que violam os termos de serviço do Facebook, anúncios de fraudes e esquemas financeiros predatórios e anúncios políticos que foram omitidos indevidamente da biblioteca de anúncios obscura do Facebook - é profundamente preocupante", disse o senador.

Warner acrescentou que o Congresso deve agir para lidar com fraudes e má conduta na publicidade online.

O Facebook defendeu a ação nesta quarta-feira. "Explicamos repetidamente nossas preocupações sobre privacidade à NYU, mas seus pesquisadores decidiram não abordá-las e, em vez disso, retomaram a coleta de dados e anúncios das pessoas de nossa plataforma", disse um porta-voz.

O projeto NYU Ad Observatory, que recebeu uma carta de cessar e desistir do Facebook no ano passado, pede que as pessoas baixem uma extensão de navegador que coleta informações sobre como são exibidos anúncios políticos na plataforma.

(Por Diane Bartz e Elizabeth Culliford)