Topo

TSMC diz ser muito cedo para falar sobre a expansão na Alemanha

26/07/2021 09h18

TAIPEI (Reuters) - A Taiwan Semiconductor Manufacturing Co Ltd (TSMC) disse nesta segunda-feira que é muito cedo para dizer se vai construir fábricas na Alemanha e que as negociações estão em estágios iniciais, já que a União Europeia pretende reduzir importação de chips em meio a uma escassez de oferta.

A Comissão Europeia manteve discussões com gigantes globais de chips, incluindo Intel e TSMC, enquanto a UE busca aumentar a produção de semicondutores e se proteger de choques na cadeia de fornecimento global.

Taiwan e TSMC, o maior fabricante mundial de chips contratados, tornaram-se centrais nos esforços para resolver a escassez de chips induzida pela pandemia que forçou as montadoras a cortar a produção e prejudicou os fabricantes de smartphones, laptops, entre outros.

"No momento, estamos analisando seriamente a Alemanha, mas ainda está nos estágios iniciais", disse o presidente da TSMC, Mark Liu, em uma reunião anual de acionistas quando questionado sobre a construção de fábricas de chips no país da UE.

"Continuamos a nos comunicar com nossos principais clientes na Alemanha para ver se isso é mais importante e eficaz para nossos clientes", disse. "É muito cedo para dizer."

A TSMC sinalizou em julho planos para construir novas fábricas nos Estados Unidos e no Japão em meio à preocupação com a concentração da capacidade de fabricação de chips em Taiwan, que produz a maioria dos chips mais avançados do mundo e está geograficamente próxima da rival política China.

(Reportagem de Yimou Lee)